Planejamento Governamental no Paraná: Prioridades nas Políticas Públicas de Turismo

  • Sandro Luis Laroca Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná - UNICENTRO-PR
  • Carlos Alberto Marçal Gonzaga Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná - UNICENTRO-PR
Palavras-chave: stão Pública, Paraná, Planejamento Governamental, Plano Plurianual, Política Pública.

Resumo

Este artigo é resultado de estudo realizado no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROIC) da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, na modalidade voluntária. A pesquisa foi executada como parte de um projeto proposto e financiado nacionalmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), intitulado “Planejamento e Gestão Governamental na Esfera Estadual: uma análise comparativa dos processos, conteúdos e sistemas de acompanhamento dos PPAs”. O objetivo do artigo é apresentar análise do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, do Estado do Paraná, com foco na Política de Turismo. A metodologia utilizada foi qualitativa e descritiva, cujos resultados foram obtidos por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Na conclusão se apresenta que a Política de Turismo estadual, sintetizada no Programa “Desenvolvimento Sustentável do Turismo”, mostra-se coerente com os preceitos teóricos sobre desenvolvimento sustentável do turismo e planejamento governamental. Comparando-se os orçamentos de outras áreas, a previsão plurianual para o Turismo identifica seu caráter não prioritário no planejamento governamental, ainda que seja condizente com as iniciativas planejadas

Biografia do Autor

Sandro Luis Laroca, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná - UNICENTRO-PR
Discente de Administração Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); Participante do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).
Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná - UNICENTRO-PR
Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Docente Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); orientador do Programa de Iniciação Científica, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário.
Publicado
2015-06-30
Seção
Publicações Temáticas