<b>Influência de Diferentes Concentrações de Carvão Ativado no Crescimento e Enraizamento <i>in vitro </i>de <i>Cattleya pumila </i>Hook.

  • Renata Rossi Guson Universidade Paulista - Unip
  • Cristiano Pedroso de Moraes Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas
  • Cínthia Cristina Ronconi
Palavras-chave: Orchidaceae, Sistema Radicular, Cultura Assimbiótica

Resumo

Cattleya pumila é uma espécie endêmica do Brasil de pequeno porte e de grande valor ornamental, apresentando-se como um exemplo de orquídea de fácil germinação in vitro, porém com baixa taxa de enraizamento. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da ausência e de duas concentrações e da ausência de carvão ativado em meio de cultivo Kyoto, em relação ao crescimento e enraizamento da espécie. Plântulas oriundas de cultura de tecidos foram inoculadas em 30 frascos de 250 mL de capacidade contendo 50 mL de meio de cultura, contabilizando-se 10 frascos para cada tratamento. Estas foram avaliadas aos 35, 50, 65 e 80 dias de cultivo in vitro de forma aleatória e em 50% das amostras. A partir dos resultados obtidos relacionados ao crescimento das raízes, folhas, plântulas inteiras e peso da matéria fresca foram realizadas regressões lineares, as quais demonstraram que o meio de cultivo suplementado com 1 g L-1 de carvão ativado apresentou o maior incremento para a variável comprimento da maior raiz, enquanto a suplementação com 3 g L-1 apresentou os melhores resultados para as demais variáveis analisadas.

Biografia do Autor

Renata Rossi Guson, Universidade Paulista - Unip
Discente de Iniciação Científica da Universidade Paulista - Unip; E-mail: reguson@alunos.unip.br
Cristiano Pedroso de Moraes, Centro Universitário Hermínio Ometto - Uniararas
Destre em Fisiologia e Bioquímica de Plantas - ESALQ/USP. Doutorando em Anatomia Vegetal - UNESP/RC; Professor Assistente de Botânica do Centro Univerasitário Hermínio Ometto - Uniararas
Cínthia Cristina Ronconi
Bióloga e Orquidóloga; E-mail: cinthiaron@hotmail.com
Publicado
2012-02-06
Seção
Meio Ambiente