Análise Sócio-Econômica do Consumo de Mamão no Sertão Paraibano
Palavras-chave:
Carica papaya, Consumidores, Semiárido
Resumo
O mamão apresenta qualidades organolépticas desejadas pelo exigente mercado consumidor do país, tendo grande aceitação no cardápio em todas as regiões brasileiras. Objetivou-se fazer uma análise sócio-econômica do consumo de mamão e conhecer o perfil dos consumidores desta fruta no município de Patos-PB. A pesquisa foi realizada em 2011, com aplicação de questionários junto aos consumidores. Constatou-se que o mamão é bem aceito na mesa da maioria dos entrevistados, tendo em vista que 96% dos entrevistados consomem esta fruta. 48% dos respondentes disse comprá-la semanalmente e 68% afirmaram preferir o mamão do grupo Formosa. Ainda de acordo com os resultados, 48% preferem uma fruta de porte médio; 56% preferem consumir o mamão maduro; 46% responderam que costumam comprar 2kg da fruta, e também 76% dos consumidores levam em conta a qualidade como principal fator de compra do mamão. Conclui-se que o mamão é bem aceito na mesa da maioria dos entrevistados por esta pesquisa, sendo assim um negócio viável para os comerciantes e aumentando a renda dos produtores que por ventura venham a explorar esta cultura
Publicado
2012-12-20
Edição
Seção
Agronegócio
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