Ambidestria, Exploração ou Explotação e seus Efeitos no Desempenho Organizacional de Vinícolas Brasileiras

  • Elvis Silveira-Martins Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
  • Edar da Silva Añaña Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Palavras-chave: Ambidestria, Desempenho, Vinícolas

Resumo

Este trabalho objetiva identificar os efeitos da ambidestria, ações de exploração ou explotação sobre o desempenho das indústrias vinícolas brasileiras. O trabalho foi estruturado com base em uma pesquisa quantitativa, valendo-se da survey para levantamento dos dados em uma amostra de 151 empresas em todo o Brasil. Os dados foram analisados através da modelagem de equações estruturais. Os resultados apontam para o fato de que a ambidestria é preditiva do desempenho das organizações, como preconizou March (1991). Por outro lado, os achados contradizem os ensinamentos do autor de que somente a exploração ou explotação também geram resultados positivos às empresas.

Biografia do Autor

Elvis Silveira-Martins, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutor em Administração e Turismo, Departamento de Administração e Turismo - Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil.
Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Doutor em Engenharia da Produção, Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, SC, Brasil.
Edar da Silva Añaña, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutor em Administração, Departamento de Administração e Turismo - Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas, RS, Brasil
Publicado
2014-01-08
Seção
Meio Ambiente