Análise de Estudos Internacionais sobre os Fatores que Influenciam a Decisão dos Agricultores pela Produção Orgânica

  • Ângela Rozane Leal de Souza UFRGS
  • João Armando Dessimon Machado UFRGS
  • Dionéia Dalcin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Agricultura, Produção de Alimentos, Sustentabilidade

Resumo

Os produtos de origem orgânica mostram-se como uma alternativa viável de obtenção de alimentos preconizados pela produção ecologicamente correta e socialmente justa. Este artigo objetiva explorar, com base em revisão bibliográfica, as variáveis que influenciam a tomada de decisão do agricultor em adotar a produção convencional, ou optar pela produção orgânica. Esse objetivo leva em conta as condições de racionalidade limitada que devem ser consideradas quanto à tomada de decisões dos agricultores em virtude da complexidade do ambiente. Os resultados apontam os fatores que influenciam a tomada de decisão dos agricultores pela agricultura orgânica, tais como, a pressão social, estilo de vida e redução no uso de agrotóxicos, além de evidenciar que as políticas públicas para incentivar a produção orgânica devem centrar-se em informação, tecnologia e finanças.

Biografia do Autor

Ângela Rozane Leal de Souza, UFRGS
Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Docente Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, na graduação em Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
João Armando Dessimon Machado, UFRGS
Doutor em Economia Agroalimentar pela Universidade de Córdoba - Espanha; Docente Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Dionéia Dalcin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Docente Adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Brasil, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas.
Publicado
2015-11-18
Seção
Agronegócio