SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL APLICADO AO AGRONEGÓCIO DA UVA NA REGIÃO DO POLO BRASILEIRO DE FRUTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n2p363-384

Palavras-chave:

Sistema de informação gerencial, Perspectiva insumo-transformação-produto, Agronegócio, Uva

Resumo

O estudo foi realizado na região São Francisco-PE, no âmbito do agronegócio da uva. A pesquisa teve como objetivo responder os seguintes questionamentos: como está estruturado o Sistema de Informação Gerencial (SIG) no âmbito do agronegócio da uva na região do São Francisco/PE, considerando os atores Produtores Rurais e Embrapa? E quais são os efeitos SIG sobre o desempenho das unidades produtivas pesquisadas? Como proposta metodológica buscou-se a configuração do SIG pela perspectiva Insumo-Transformação-Produto. Para tanto foram aplicados questionários aos produtores rurais e à Embrapa. No que se refere aos resultados foi identificada divergência de percepção entre a instituição pesquisada e os produtores rurais. Concluiu-se que atualmente os produtores rurais tratam a informação como insumo tão importante quanto qualquer outro recurso de entrada do sistema. Neste contexto, a parceria com a Embrapa e o fluxo de informações entre estes atores da cadeia produtiva impactaram positivamente no resultado final do agronegócio da uva na região pesquisada.

Biografia do Autor

Suelena Ferreira Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, do Programa de Pós-graduação em Administração e desenvolvimento rural (PADR), Brasil. Docente da Faculdade Paraíso do Ceará, Brasil.

Almir Silveira Menelau, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Docente Doutor do Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Oliveira, S. F., & Menelau, A. S. (2018). SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL APLICADO AO AGRONEGÓCIO DA UVA NA REGIÃO DO POLO BRASILEIRO DE FRUTAS. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 11(2), 363–384. https://doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n2p363-384

Edição

Seção

Agronegócio