Avaliação do grau de satisfação de associados de uma cooperativa de grãos do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9168.2020v13n1p35-58Palavras-chave:
Marketing Rural, Fidelização, CooperativismoResumo
Um dos setores que menos tem sentido a desaceleração da economia brasileira é o agronegócio. Este setor conta com uma grande participação de organizações do tipo cooperativas, formadas pela união jurídica de pessoas com um objetivo comum: o sucesso, a produtividade e benefícios econômicos e sociais. Entretanto, o sucesso da gestão de um negócio depende de inúmeros fatores mercadológicos e sociais; dentre eles, pode-se destacar o grau de fidelidade do cliente e/ou associado ao empreendimento. Neste sentido, o presente estudo buscou identificar o nível de satisfação dos associados de uma cooperativa agropecuária da Região Norte do Rio Grande do Sul. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa usando como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Observou-se que em sua maioria os associados adquirem insumos da cooperativa e, no geral, encontram-se satisfeitos com os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa agropecuária em que são associados. Entretanto, foram verificadas observações dos associados que permitem inferir que a melhoria contínua nos serviços prestados deve ser menos dependente do poder aquisitivo do cooperado. Por fim, conclui-se que a cooperativa agropecuária estudada possui elevado grau de satisfação, bem como a intenção destes associados em continuar participando da mesma.Referências
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