Avaliação do grau de satisfação de associados de uma cooperativa de grãos do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Marketing Rural, Fidelização, Cooperativismo

Resumo

Um dos setores que menos tem sentido a desaceleração da economia brasileira é o agronegócio. Este setor conta com uma grande participação de organizações do tipo cooperativas, formadas pela união jurídica de pessoas com um objetivo comum: o sucesso, a produtividade e benefícios econômicos e sociais. Entretanto, o sucesso da gestão de um negócio depende de inúmeros fatores mercadológicos e sociais; dentre eles, pode-se destacar o grau de fidelidade do cliente e/ou associado ao empreendimento. Neste sentido, o presente estudo buscou identificar o nível de satisfação dos associados de uma cooperativa agropecuária da Região Norte do Rio Grande do Sul. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa usando como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Observou-se que em sua maioria os associados adquirem insumos da cooperativa e, no geral, encontram-se satisfeitos com os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa agropecuária em que são associados. Entretanto, foram verificadas observações dos associados que permitem inferir que a melhoria contínua nos serviços prestados deve ser menos dependente do poder aquisitivo do cooperado. Por fim, conclui-se que a cooperativa agropecuária estudada possui elevado grau de satisfação, bem como a intenção destes associados em continuar participando da mesma.

Biografia do Autor

Caroline Oliveira Bis, Instituto Anglicano Barão do Rio Branco
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2013). Especialista em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil pela Faculdade Anglicana de Erechim (2014). Mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade de Cruz Alta (2017). Tem experiência na área Contábil em geral, Contabilidade Rural, Desenvolvimento Rural e Sustentável com ênfase em Extensão Rural, disciplinas na área de Agronomia, também em Gestão Rural e Empresarial com ênfase em métodos quantitativos para tomada de decisões englobando o uso da contabilidade para verificação de resultado, envolvendo práticas de negociações empresarias e de cooperativas utilizando-se do método Balanced Scorecard e TGA
Rodrigo Fernando dos Santos Salazar, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
Possui graduação em Engenharia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é Professor Titular I da Universidade de Cruz Alta. Pesquisador visitante da Universidade de São Paulo. Conselheiro - Prefeitura Municipal de Cruz Alta. Professor Visitante da Universidade Franciscana, Professor Colaborador da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia química, efluente, fotocatálise, processos oxidativos avançados e engenharia ambiental & sanitária
Cláudia Maria Prudêncio de Mera, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (1994), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Desenvolvimento Rural na UFRGS (2011). Atualmente é docente na categoria de adjunto II na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, atuando na Linha de Pesquisa em Gestão Rural. Coordenadora do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural- UNICRUZ, e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social- Mestrado- UNICRUZ. Membro da Comissão Científica e do Conselho Universitário da UNICRUZ. Articuladora do do Grupo Temático Econômico do Programa Rede Leite, que envolve instituições de ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento da agricultora familiar produtora de leite, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Rafael Pivotto Bortolotto, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
Possui graduação em Agronomia (UFSM, 2004), Mestrado em Agronomia (UFSM, 2007) e Doutorado em Ciências: Fitotecnia (ESALQ/USP, 2011). É revisor dos periódicos Engenharia na Agricultura, Revista Ceres, Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão e Ciência & Tecnologia. Professor adjunto da Universidade de Cruz Alta, atua no curso de graduação de Agronomia e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural. Na pesquisa científica, atua na área de fisiologia de sementes, manejo do solo e culturas agrícolas. Interage com pesquisadores dos grupos: Produção Agrícola Sustentável (UNICRUZ), Manejo do Solo (UFSM) e Aplicações da Energia Nuclear em Física do Solo (USP).
Ludmila Noskoski Salazar, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (2003), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2016). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade de Cruz Alta. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de perigo de pontos críticos de controle (APPCC); boas práticas de fabricação (BPF); controle de qualidade (CQ).
João Fernando Zamberlan, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
Possui graduação em Engenharia Agronômica (2000) e Licenciatura Plena pelo Pespecial de Formação de Professores para Educação Profissional (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Engenharia Agrícola área de concentração Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós doutor em Administração de empresas pela UFSM (2013). Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, irrigação, agronegócios, inovação, sustentabilidade e educação

Referências

ALCANTARA, I. R.; SILVA, A. M.; LIMA, E. M. M. Dimensões de satisfação de associados em cooperativa agroindustrial no Noroeste do Paraná. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, v. 18, n. 2, 2018.

AMARAL, N. W. et al. A percepção da inovação no contexto de serviços e sua influência na satisfação e lealdade do cliente. Revista Brasileira de Marketing. v. 12, n. 1, p. 26-50, 2015.

ANDRIOLI, A. I. Agricultura familiar e sustentabilidade ambiental. Revista Espaço Acadêmico, n. 89, out. 2008. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/089/89andrioli.pdf. Acesso em: junho, 2016.

ARRUDA, M. C. C. de; ARRUDA, M. L. de. Satisfação do cliente das companhias aéreas brasileiras. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 38, n. 3, p. 25-33 Jul./Set. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v38n3/a04v38n3.pdf. Acesso em: maio, 2016.

CARVALHO, M. P. Cooperativismo lácteo no Brasil: desafios e oportunidades, 2003. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/artigos-especiais/cooperativismo-lacteo-no-brasil-desafios-e-oportunidades-8625n.aspx. Acesso em: 12 maio. 2017.

COOPER, D.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

DIRVEN, M. La herencia de tierras y la necesidad de rejuenecimento del campo latino-americano: propuestas preliminares. In: CONGRESSO DE ECONOMISTAS AGRARIOS DE CHILE “GESTIÓN DE TRANSFERENCIA TECNOLÓGICA EM LA AGRICULTURA”, 6., 2001. Anais [...]. Santiago do Chile, 2001.

DRUMOND, V. R. S. A aplicação dos princípios cooperativistas na gestão dos empreendimentos cooperativos. 2010. Disponível em: http://www.fearp.usp.br/cooperativismo/1.pdf. Acesso em: 12 maio. 2017.

ETGETO, A. A. et al. Os princípios do cooperativismo e as cooperativas de crédito no Brasil. Maringa Management, v. 2, n. 1, p. 7-19, jan./jun. 2005.

FIGUEIREDO, N. Método e Metodologia na pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Yendis, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.

GIMENES, R. M. T.; GOZER, I. C.; GOZER, D. F. A cultura da competição nas sociedades contemporâneas e as ameaças ao modelo atual de gestão financeira das cooperativas agropecuárias brasileiras.Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, v. 9, n. 1, p. 109-131, 2008.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Pretice Hall, 2000.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pretice Hall, 2009.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LÜTKEMEYER FILHO, M. G.; VACCARO, G. L. R.; FREITAS, E. C. de. Identificação da satisfação de clientes em serviços: um estudo em concessionárias do agronegócio. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 17, n. 58, p. 1408-1425, 2015.

MADRUGA, L. R. da R. G. et al. Gestão de pessoas e sustentabilidade em uma cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 4, n. 1, p. 171-189, 2013.

MAIO, A. M. D. de. Um olhar pós-moderno sobre a comunicação em cooperativas. São Paulo: 1999. Disponível em: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/0/04/GT2Texto001.pdf. Acesso em: out. 2016.

MARIN, J. O. B. Homens solteiros na agricultura familiar e mercado de trabalho feminino: possíveis conexões. 2014. Disponível em: strabalhoegenero.cienciassociais.ufg.br/up/245/o/stg2008_1_4.pdf. Acesso em: jul. 2016.

MAUAD, M. J. L. As Cooperativas de Trabalho e sua Relação com o Direito do Trabalho. Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, v. 6, n. 1, 2015.

MELESKO, B. M. Fidelidade e lealdade: uma relação dos cooperados com sua cooperativa. Monografia (Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Gestão de Cooperativas) - Unijuí. 2012.

MINADEO, R. Gestão de marketing: fundamentos e aplicações. São Paulo: Atlas, 2000.

MOORE, K.; PAREEK, N. Marketing. São Paulo: Ática, 2008. 213p.

OCB. Organização das Cooperativas Brasileiras. 2015. Disponível em: http://www.ocb.org.br. Acesso em: 19 maio. 2017.

OLIVEIRA, A. S. de. et al. Influência do crowding na lealdade mediado pela satisfação do consumidor em processos de compras no varejo. Revista de Administração da UFSM. v. 10, n. 4, p. 614-631, 2017.

OLIVEIRA, J. R. O comprometimento do cooperado com a cooperativa. 2007. 101f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. 2007. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_arquivos/12/TDE-2007-08-2ITI94659Z-773/Publico/Rudnei.pdf Acesso em: 13 jun. 2017.

OLIVEIRA, S. L. I. de. Desmistificando o Marketing. São Paulo: Novatec, 2007.

PANDOLFI, C. Utilização da pesquisa de satisfação de clientes como ferramentas para decisões gerenciais e melhoria contínua. 2003. 185f. Tese (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PAULILO, M. I. S. Trabalho familiar: uma categoria esquecida de análise. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 229-252, 2004.

PRADO, J. Alternativa à crise, número de cooperativas rurais aumenta no RS. 2017. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2017/02/numero-de-cooperativas-rurais-aumenta-no-rs-e-e-alternativa-crise.html. Acesso em: 13 jun. 2017.

REISDORFER, V. K. Introdução ao cooperativismo. Santa Maria: Colégio Politécnico (UFSM), 2014.

RIBEIRO, K. A.; NASCIMENTO, D. C.; DA SILVA, J. F. B. A importância das cooperativas agropecuárias para o fortalecimento da agricultura familiar: o caso da associação de produtores rurais do núcleo VI-Petrolina/PE. 2012. Disponível em: http://www.fearp.usp.br/cooperativismo/_up_imagens/(ok)_ii_ebcp_avila_ribeiro.pdf. Acesso em: 20 jun. 2017.

ROSSÉS, G. F.; TOMAZI, M.; STECCA, F. L. P. A.; OLIVEIRA, D. C.; COSTA SCCOTT, C. R. Fidelidade em cooperativa agropecuária: um estudo de caso. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, v. 2, n. 4, p. 17-34, 2015.

ROSSI, C. A. V.; SLONGO, L. A. Pesquisa de Satisfação de Clientes: o Estado-da-Arte e Proposição de um Método Brasileiro. RAC, v. 2, n. 1, jan./abr. 1998.

SALIBY, P. E. O Marketing de Relacionamento: o novo marketing da nova era competitiva. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 37, n. 3, 1997.

SANTOS, C. C.; CEBALLOS, Z. H. M. A importância do cooperativismo. 2006. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2006/inic/inic/06/INIC00027ok.pdf. Acesso em: 15 mar. 2017.

SALVOLDI, A.; CUNHA, A. C. Uma abordagem sobre a agricultura familiar, PRONAF e a modernização da agricultura no sudoeste do Paraná na década de 1970. Revista Geografar, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 22-45, jan./jun. 2010. Disponível em: http://revista.ufpr.br/geografar/article/viewFile/17780/11607. Acesso em: 13 jun. 2017.

SCHIMMELFENIG, C. Cooperativismo de crédito: uma tendência. Revista RACI, v. 5, n. 10, Jan./Jun. 2010. Disponível em: http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/84_1.pdf. Acesso em: 15 mar. 2017.

SIMIONI, F. J.; SIQUEIRA, E. S.; BINOTTO, E.; SPERS, E. E.; ARAÚJO, Z. A. S. D. Lealdade e oportunismo nas cooperativas: desafios e mudanças na gestão. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 47, n. 3, p. 739-765, 2009.

SINGER, Pl. Introdução. In: Mello, S. L. (org.). Economia solidária e autogestão: encontros internacionais. São Paulo: Nesol, ITCP e PW, 2005.

SOUSA, L. P. Cooperativismo: conceitos e desafios à implantação da economia solidária. Vitrine da Conjuntura, Curitiba, v. 2, n. 2, Abril. 2009. Disponível em: http://www.fae.edu/galeria/getImage/1/732687471628267.pdf. Acesso em: 31 maio. 2017.

SOUZA, I. G. A Cidade de Cristal: identidade e evasão na cultura local de Caxias (1914-1937). 2016. 120f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.

SOUZA-ESQUERDO, V. F.; BERGAMASCO, S. M. P. P. Análise sobre o acesso aos programas de políticas públicas da agricultura familiar nos municípios do circuito das frutas (SP). Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 52, p. 205-222, 2014.

WANDERLEY, M. de N. (org.). Globalização e desenvolvimento sustentável: dinâmicas sociais rurais no nordeste brasileiro. São Paulo: Ceres - Centro de Estudos Rurais do IFCH - Unicamp, 2004, p. 61-74.

YOUNG, L. H. B. Sociedades cooperativas: resumo prático. Curitiba: Juruá, 2008.

Publicado
2020-02-20
Seção
Agronegócio