Estimativa de produção de biogás e potencial energético dos resíduos sólidos em Pau dos Ferros (RN)

Palavras-chave: Compostagem, Pirólise, Tratamento de resíduos

Resumo

Diante da destinação inadequada de resíduos sólidos que trazem consigo prejuízos ao meio ambiente, objetivou-se, neste trabalho, realizar a estimativa de produção de biogás dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Pau dos Ferros (RN), tal como avaliar o seu potencial de aproveitamento energético. Como metodologia, foram realizadas as estimativas do crescimento populacional e sua posterior geração de resíduos, almejando calcular a emissão de metano e biogás. Para tal, utilizou-se o modelo LandGEM para os cálculos de estimativas dos gases gerados pelos resíduos. A avaliação foi realizada mediante três cenários: destinação da totalidade dos resíduos para aterro sanitário (1), destinação de resíduos orgânicos alimentares para compostagem (2) e destinação da totalidade de resíduos para pirólise (3). Como resultados, observou-se que o cenário que apresentou maior produção de biogás foi o cenário 1, devido à elevada carga orgânica presente na composição dos resíduos. Enquanto o cenário 2 apresentou menor produção de gases em relação ao cenário 1, a reduzida geração de biogás ocorre devido a retirada da fração orgânica dos resíduos que seriam encaminhados para compostagem, essenciais para a produção desse gás. Já o cenário 3 apresentou menor emissão de biogás devido o mesmo receber apenas o resíduo resultante do processo de pirólise e que não possui grande potencial de geração de biogás. Com relação ao potencial energético dos resíduos, é possível que os mesmos possam ser utilizados para a geração de eletricidade dentro do próprio aterro.

Biografia do Autor

Larissa Nathane Lima de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Integra o Grupo de Estudos em Engenharia, Meio Ambiente e Geotecnologias (GEEMAG/UFERSA). Pau dos Ferros (RN), Brasil.
Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura e Professor Adjunto C no Curso de Graduação em Engenharia Ambiental & Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), Pau dos Ferros (RN), Brasil.
Alana Ticiane Alves do Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UERN). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS/UFERSA). Mossoró (RN), Brasil.

Referências

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2016. São Paulo: ABRELPE, 2016.

BARAK, E. Análise do potencial teórico da geração de energia a partir do biogás no aterro sanitário de Varginha/MG. Natural Resources SUSTENERE, v. 7, n. 1, p. 61-72, 2017.

BORGES, H. D. Avaliação da viabilidade de recuperação e uso de biogás em uma estação de tratamento de esgoto. 2016. 58f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

BRAIDA, V. et al. Estudo dos resíduos sólidos urbanos no município de Ijuí-RS para aproveitamento energético e melhoria do processo de deposição dos mesmos. Salão do Conhecimento - Ciência Alimentando o Brasil. 2016.

CARVALHO, A. L.; LYRA, G. B.; COSTA, T. S. Estimativa de geração de biogás no aterro sanitário da bacia leiteira do Estado de Alagoas. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 15, n. 37, p. 73-88, 2019.

COSTA, B. S.; RIBEIRO, J. C. J. Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos: direitos e deveres. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

FIGUEIREDO, J. C. Estimativa de produção de biogás e potencial energético dos resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais. 2012. 138f. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte, MG, 2012.

FILHO, A.; FERREIRA, A.; MELO, G.; LANGE, L. Tratamento de resíduos de serviços de saúde pelo processo da pirólise. Revista Engenharia Sanitária Ambiental. v. 19, n. 2, p. 187-194, 2014.

GOMES, E. R. Análise das concentrações de biogás em lixão desativado no município de Juazeiro do Norte-CE. In: CONGRESSO NACIONAL EM EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES, CONEPI. Anais [...]. 2012.

JACO, R. O. et al. Estimativa teórica da produção de biogás do aterro controlado de Quixadá-CE. In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONTECC 2015, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, CE, Brasil.

LEME, G. R. et al. Utilização da pirólise para o tratamento de resíduos no Brasil. In: 8º FÓRUM NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 8., 2017. Anais [...]. Curitiba: Fórum Nacional de Resíduos Sólidos, 2017.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades, Pau dos Ferros. 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil-RN/pau-dos-ferros/panorama. Acesso em: 01 dez. 2017.

INTERNATIONAL PANEL ON CLIMATES CHANGE (IPCC). Guidelines for national greenhouse gas inventories. Japan: IGES, 2006.

MACHADO, S. L.; CARVALHO, M. F.; GOURC, J-P.; VILAR, O. M.; NASCIMENTO, J. C. F. Methane generation in tropical landfills: Simplified methods and field results. Waste Management, v. 29, p. 153-161, 2009.

PIÑAS, J. A. V. et al. Aterros sanitários para geração de energia elétrica a partir da produção de biogás no Brasil: comparação dos modelos LandGEM (EPA) e Biogás (Cetesb). Revista Brasileira de Estudos de População, v. 33, n. 1, p. 175-188, 2016.

SANTOS, L. A. V. Gerenciamento de resíduos em torno da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró (RN). 2016. 95f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2016.

SANTOS, A. T. L. et al. Aproveitamento da fração orgânica dos resíduos urbanos para produção de composto orgânico. Revista Brasileira de Ciências da Amazônia, Rondônia, v. 3, n. 1, p. 15-28, 2014.

SOUZA, A. R.; SILVA, A. T. Y. L.; TRINDADE, A. B.; FREITAS, F. F.; ANSELMO, J. A. Análise do potencial de aproveitamento energético de biogás de aterro e simulação de emissões de gases do efeito estufa em diferentes cenários de gestão de resíduos sólidos urbanos em Varginha (MG). Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 24, n. 5, p. 887-896, 2019.

TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. 3. ed. São Paulo: Escola Politécnica da USP, 2006.

USEPA - UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY. First-order kinetic gas generation model parameters for wet landfills (EPA-600/R-05/072). Washington, 2005. 66p.

Publicado
2022-03-31
Seção
Tecnologias Limpas