FLORA VASCULAR DE UM REMANESCENTE DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL, NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, PARANÁ, BRASIL

  • Letícia Mônica Garcia Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Mariza Barion Romagnolo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Luiz Antonio de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Angiospermas, Diversidade, Espécies nativas, Levantamento florístico

Resumo

Objetivou-se inventariar e caracterizar a composição florística de um remanescente florestal e contribuir com o conhecimento da flora do Estado do Paraná. As coletas de material botânico foram realizadas entre maio de 2009 e outubro de 2011, e em junho de 2014, por meio de caminhadas aleatórias. Foram coletadas amostras de indivíduos: arbóreos, arbustivos, herbáceos, lianas e epífitas. O material coletado foi herborizado de acordo com os métodos usuais e incorporado no acervo do HUEM. A identificação foi realizada com emprego de bibliografia específica e por comparação com o material do acervo do HUEM e HCF, seguindo-se o sistema APG III para famílias de angiospermas. Foram coletados e identificados 279 táxons, distribuídos em 66 famílias, 213 gêneros e 244 espécies. As famílias com maior número de espécies foram: Fabaceae (31), Asteraceae (24), Solanaceae (15), Sapindaceae (12), Euphorbiaceae e Malvaceae (11), Myrtaceae (10), Bignoniaceae (9), Rutaceae (8), Apocynaceae, Malpighiaceae, Meliaceae, Piperaceae e Rubiaceae (7). Nessas famílias estão contidas 59,5% das espécies. Quanto ao hábito, o arbóreo foi predominante, com 107 indivíduos (38,4%), 95,5% (236 spp.) das espécies são nativas e apenas 4,5% (11 spp.) são naturalizadas. Nove espécies encontram-se na lista da flora ameaçadas de extinção. Neste estudo foi apurada uma elevada diversidade florística, similar a resultados obtidos por outros autores em áreas de domínio da Floresta Estacional Semidecidual.

Biografia do Autor

Letícia Mônica Garcia, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos e Continentais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá (PR), Brasil.
Mariza Barion Romagnolo, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Professora Doutora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá (PR), Brasil.
Luiz Antonio de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Professor da Universidade Estadual de Maringá e orientador em programa de pós-graduação stricto sensu em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais e em Biologia Comparada na UEM. Maringá (PR), Brasil.
Publicado
2017-06-16
Seção
Meio Ambiente