ANÁLISE DO SISTEMA DE TROCA DE LÂMINAS DE CORTE EM COLHEDORA DE CANA-DE-AÇÚCAR

  • Márcio Rodrigues Saldeira Usina Santa Terezinha
  • Gislaine Camila Lapasini Leal Universidade Estadual de Maringá
  • Syntia Lemos Cotrim Universidade Estadual de Maringá
  • Franciele Cristina Fenerich Universidade Estadual de Maringá
  • Edwin Vladimir Cardoza Galdamez Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: OEE, Colhedora de cana, Lâminas de corte.

Resumo

A área de cana-de-açúcar colhida mecanicamente tem crescido a cada ano, a adoção deste sistema tem exigido das usinas controle rigorosos sobre seus equipamentos, principalmente com as colhedoras. As lâminas de corte da colhedora são substituídas ou invertidas conforme seu desgaste, operação que demanda mão de obra qualificada e tempo de máquina parada. Neste artigo foram analisados três métodos disponíveis para a troca ou inversão das lâminas do corte de base, o objetivo foi aumentar a disponibilidade da máquina para proporcionar maior produção a partir do índice de desempenho Overall Equipament Effectivences e a Troca Rápida de Ferramentas. Os resultados obtidos apontam que o Sistema de Troca Rápida possibilitou aumentar a disponibilidade dos equipamentos em 347 minutos, gerando um incremento na produção de 115,9 toneladas/dia. Foram coletadas e analisadas amostras de tempos em três turnos de trabalho com cada um dos sistemas testados. Para proporcionar melhor desempenho ao operador, também, foram analisados aspectos relacionados à adaptação ao manuseio de ferramentas, esforço e fadiga do operador, logística de peças e ferramentas.

Biografia do Autor

Gislaine Camila Lapasini Leal, Universidade Estadual de Maringá
Doutora em Engenharia Elétrica e Informática Industrial; Docente do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Engenharia de Produção (DEP), Brasil.
Syntia Lemos Cotrim, Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia de Produção (DEP), Brasil.
Franciele Cristina Fenerich, Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Engenharia de Produção (DEP), Brasil.
Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, Universidade Estadual de Maringá
Doutor em Engenharia de Produção; Docente Associado do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil.
Publicado
2017-09-04
Seção
Agronegócio