Pagamento por serviço ambiental: panorama do Programa Bolsa Verde do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave: Conservação ambiental, Instrumentos econômicos, Política pública, Protetor-recebedor

Resumo

O Programa Bolsa Verde é uma iniciativa pioneira do Estado de Minas Gerais, instituído pela Lei Estadual nº 17.727/2008 e regulamentado pelo Decreto Estadual 45.113/2009. Tem como foco a preservação da cobertura vegetal nativa no Estado a partir de um modelo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que incentiva os proprietários rurais a preservarem e a recuperarem áreas prioritárias definidas pelo Estado. O artigo analisa os princípios e a fundamentação do programa com o objetivo de reconhecer seus pontos fortes e os motivos de não efetividade. Para verificar o seu funcionamento foi realizada pesquisa da legislação que o instituiu, resoluções e portarias vinculadas, sendo feita análise de dados governamentais e de trabalhos acadêmicos. Foi verificado que o Bolsa Verde não deve ser o único instrumento de política pública para resolver os problemas ambientais de MG, no entanto, constatou-se ser um programa estratégico, na medida em que estimula a manutenção e a recuperação da cobertura vegetal nativa. Houve o entendimento de que o Bolsa Verde pode ser um promotor de conscientização ambiental e da cidadania, além da melhoria de condições de vida dos beneficiários. O alcance dos objetivos pactuados foi comprometido, uma vez que não teve continuidade, sendo lançados apenas dois editais na modalidade de manutenção, com não pagamento efetivo dos mesmos. Constatou-se que há a necessidade de se reativar o programa e que o Estado de MG cumpra as cláusulas de contrato estabelecidas, em especial o pagamento acordado, para que as políticas de apoio conservacionista sejam respeitadas e valorizadas pela sociedade.

Biografia do Autor

Vanessa Cabral Costa de Barros, Universidade Federal de Lavras - UFLA
Doutoranda em Engenharia Florestal, Departamento de Engenharia Florestal, DCF, Universidade Federal de Lavras (MG), Brasil
Rachel Hermeto de Pádua Souza, Universidade de Évora, Portugal
Doutoranda em Gestão, Departamento de Gestão, CEFAGE, Universidade de Évora, Portugal
Ricardo Tayarol Marques, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena
Doutor em Engenharia Florestal, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Barbacena (MG), Brasil
Luis Antônio Coimbra Borges, Universidade Federal de Lavras - UFLA
Doutor em Engenharia Florestal, docente Associado do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras (MG), Brasil

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 out. 1988.

COSTA, Alfredo. Estruturas territoriais dinâmicas e mudanças modernizadoras ao longo de 70 anos em minas gerais (1940–2010). Revista da ANPEGE, Uberlândia, v. 11, n. 15, p. 151-183, jun. 2015.

COSTA, Dahyana Siman Carvalho da. O Protetor-recebedor no direito ambiental. Revista UNIARA, Araraquara, v. 13, n. 2, dez. 2010.

IBGE. Resultados do censo demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010>. Acesso em: 20 mar. 2017.

IEF. Bolsa Verde: manual de princípios, critérios e procedimentos para a implantação da Lei n.17.727, de agosto de 2008. Diretoria de Desenvolvimento e Conservação Florestal. Belo Horizonte: Instituto Estadual de Florestas, 2010.

IEF. Programa Bolsa Verde. Instituto Estadual de Florestas, Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.ief.mg.gov.br/bolsa-verde>. Acesso em: 26 mar. 2017.

MILARÉ, Edis. Direito do ambiente: doutrina, jurisprudência, glossário. In: Direito do ambiente: doutrina, jurisprudência, glossário. Editora Revista dos Tribunais, 2009.

MINAS GERAIS. Plano mineiro de desenvolvimento integrado 2007-2023. SEPLAG, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: . Acesso em: 6 jun. 2017.

PAGIOLA, Stefano; VON GLEHN, Helena Carrascosa; TAFFARELLO, Denise. Experiências de pagamentos por serviços ambientais no Brasil. São Paulo: SMA/CBRN, p. 274, 2013.

PEREIRA, Marlene de Paula. et al. A efetividade social do programa bolsa verde de Minas Gerais. Estudo & Debate, Lajeado, v. 23, n. 1, p. 180-191.

SANTOS, Priscilla; BRITO, Brenda; MASCHIETTO, Fernanda; OSÓRIO, Guarany; MONZONI, Mario. Marco regulatório sobre pagamento por serviços ambientais no Brasil. Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP, 2012.

WUNDER, Sven. When payments for environmental services will work for conservation. Conservation letters, v. 6, n. 4, p. 230-237, 2013.

Publicado
2020-10-01
Seção
Meio Ambiente