PRINCIPAIS TIPOLOGIAS DE EXPLORAÇÕES AGRÍCOLAS NA UNIÃO EUROPEIA

  • Maria José Palma Lampreia dos Santos Universidade Lusófona do Porto
Palavras-chave: Análise de cluster, Análise multivariada, Estados Membros da União Europeia, Política Agrícola Comum, Tipificação das explorações agrícolas

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo caracterizar e segmentar as explorações agrícolas dos vinte e oito Estados Membros da União Europeia. Para esse efeito, utilizam-se técnicas de análise de cluster de casos e de cluster de explorações. Foram obtidos quatro grupos de explorações nos vinte e oito Estados Membros da União Europeia. Os grupos de explorações distinguem-se pelas suas características estruturais, financeiras, orientação produtiva e importância dos subsídios recebidos da Política Agrícola Comum. Estes resultados sugerem a definição de uma Política Agrícola Comum diferenciada e adaptada aos quatro clusters existentes. Sugere-se ainda o desenvolvimento de tipologias de explorações na União Europeia com dados mais robustos de todas as regiões dos diferentes países, de forma a obter tipologias de todas as regiões europeias.

Biografia do Autor

Maria José Palma Lampreia dos Santos, Universidade Lusófona do Porto
Doutor em Economia, Mestre em Economia Agrícola, Professor Auxiliar, Diretor da Licenciatura em Economia, Editor and Editor in Chief de revistas científicas de Economia Agrícola, autor de artigos indexados e participante em projecto do Parlamento Europeu da União Europeia.
Publicado
2017-06-16
Seção
Agronegócio