RASTREABILIDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE COMO VANTAGEM COMPETITIVA

  • Jamir Rauta Unoesc - MPA
  • Leandro José Paetzold Unoesc - MPA
  • César Augutus Winck Unoesc - MPA
Palavras-chave: Agronegócio, Competitividade, Leite, Segurança Alimentar.

Resumo

Este estudo objetivou entender a rastreabilidade como instrumento de vantagem competitiva para a cadeia produtiva do leite, de forma a fortalecê-la junto aos seus atores e em relação ao mercado, especialmente o consumidor, incluindo o externo. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, através de um estudo de caso e entrevistas semiestruturadas em uma indústria de laticínios da região Oeste do Estado de Santa Catarina, Brasil. Identificou-se que a inserção da rastreabilidade para esta indústria foi uma sugestão do fornecedor da tecnologia e uma estratégia de marketing, mas que para sua implantação era preciso alto investimento, divulgação da ferramenta, geração de cultura sobre o assunto, correto trato das informações e mão de obra especializada. Concluiu-se que no Brasil são necessárias profissionalização e pesquisas, no que tange a novas tecnologias a um custo menor, bem como desenvolver atividades, demonstrando a importância e resultados da rastreabilidade, sobre a decisão de compra dos consumidores, considerando qualidade dos produtos e segurança alimentar.

Biografia do Autor

Jamir Rauta, Unoesc - MPA
Mestrando em Administração - Competitividade no Agronegócio*; Pós graduação em Marketing, propaganda e vendas; Pós Graduação em Gestão Estratégica de Marketing; Graduado em Administração; Técnico em Contabilidade. Administrador CRA/PR 23700. Experiência como Gerente Administrativo, Gerente de Marketing e Comercial, Supervisor de Marketing e Comercial, Coordenador e Professor de Ensino Superior. Especialista em gestão de equipes. Conhecimento e Experiência em BSC (Balanced Scorecard). Consultor em Gestão Estratégica e Marketing. *Programa de Mestrado Profissional.
Leandro José Paetzold, Unoesc - MPA
Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (previsão de conclusão: 2014), Graduação em Agronomia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2012) , Técnico em Agropecuária pelo Centro de Educação Profissional de Campo Erê - CEDUP (2006) atuação Profissional no Sicoob São Miguel na função de Assistente de Atendimento II (2012).
César Augutus Winck, Unoesc - MPA
Doutor em Agronegócios (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Médico Veterinário (1998) e Mestre em Ciências Veterinárias (2007) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é também Especialista em Gestão Agroindustrial (2002) e em Produção de Ruminantes (2006) pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) e em Tecnologia e Educação a Distância (2013) pela Universidade do Contestado (UnC). Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) no Mestrado Profissional em Administração, onde desenvolve estudos na Linha de Pesquisa Competitividade do Agronegócio e no Mestrado em Sanidade e Produção Animal (em elaboração). Também atua como Avaliador de cursos de graduação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE-SC), e como Professor no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) e no Centro Universitário FacVest (FacVest). Sua pesquisa, produção técnica e tecnológica estão focadas na Gestão do Agronegócio e na Produção Animal Sustentável. Tem experiência e atua como consultor nas áreas de Agronegócios e Produção Agropecuária, atuando principalmente nos temas: Agronegócios, Cadeias Produtivas, Gestão Rural e Agroindustrial, Produção agropecuária, Sustentabilidade e Turismo rural.
Publicado
2017-06-16
Seção
Agronegócio