Estimativa da emissão de CO2 equivalente em operações mecanizadas na cultura do cafeeiro

  • Geraldo Gomes de Oliveira Júnior Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho
  • Adriano Bortolotti da Silva Universidade José do Rosário Velano - UNIFENAS
  • Magda Aparecida de Lima Embrapa Meio Ambiente
  • João Carlos Teles Ribeiro da Silva Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho - MG
  • Ligiane Aparecida Florentino Universidade José do Rosário Velano - UNIFENAS
  • Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS
Palavras-chave: Cafeicultura, Gases de Efeito Estufa, mecanização agrícola.

Resumo

O emprego da mecanização na cafeicultura brasileira é essencial para otimização da produção, entretanto, a crescente exigência dos mercados internacionais em busca de uma cadeia produtiva de baixo carbono faz com que as propriedades cafeeiras busquem compreender como suas atividades contribuem para a emissão de gases de efeito estufa (GEE). O objetivo do presente estudo foi estimar a emissão de CO2 equivalente (CO2 eq) por hectare, nas principais operações mecanizadas realizadas na cultura do cafeeiro no Sul de Minas Gerais. A estimativa de CO2 eq foi realizada através de um estudo de caso, utilizando-se para os cálculos os parâmetros de emissão de GEE da metodologia do GHG Protocol Agricultura. Os resultados mostraram que nas operações de plantio de café em sistema agrícola convencional as atividades de aração, aplicação de matéria orgânica e de bater covas contribuíram com 73,92% das emissões estimadas de CO2 eq ha-1 nesta etapa, totalizando 178,61 kg CO2 eq ha-1. Nos tratos culturais as operações realizadas para colheita mecanizada apresentaram-se como as maiores fontes de emissão de GEE, estimadas em 123,81 kg CO2 eq ha-1.

Biografia do Autor

Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho
Doutorando em Agricultura Sustentável UNIFENAS (inicio 2016), Mestre em Sistemas de Produção UNIFENAS (2015), especialista em Meio Ambiente e Engenharia Sanitária UNIFENAS (2013), Biólogo graduado pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2010), Técnico em Gestão Ambiental (2008), Segurança do Trabalho (2001) e Agropecuária (1998). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, nas áreas de Segurança do Trabalho, Tecnologia em Cafeicultura, Pós Graduação em Cafeicultura, coordenando o Curso Técnico em Segurança do Trabalho e o Laboratório Didático de Segurança Higiene e Incêndio LSHI. Membro do Grupo de Pesquisa em Segurança do Trabalho (GSEG/CNPq). Area de atuação sistemas de produção sustentável com ênfase em inventário e quantificação de Gases de Efeito Estufa GEE na cafeicultura e em segurança do trabalho, Normas Regulamentadoras, analise de riscos, segurança do trabalho rural e higiene do trabalho.
Adriano Bortolotti da Silva, Universidade José do Rosário Velano - UNIFENAS
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1997), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2001) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2006). Atualmente é professor da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Produção na Agropecuária e do Doutorado em Agricultura Sustentável. As principais áreas de atuação são: Cultura de Tecidos de Plantas, Produção Vegetal , Agricultura Sustentável e Consultoria na área de Biofábricas de micropropagação de plantas.
Magda Aparecida de Lima, Embrapa Meio Ambiente
Possui graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente). Tem atuado desde 1995 no tema de emissão de gases de efeito estufa ( GEE) no setor agrícola. Colaborou com o Ministério da Ciência e Tecnologia para a elaboração do 1o. e 2o. Inventário Nacional de Emissão de Gases de Efeito Estufa, coordenando as atividades do setor Agropecuário, e também com a CETESB para o 1o. Inventário de GEE do setor agrícola do Estado de SP. Coordenou vários projetos na Embrapa desde 1995, entre eles o projeto em rede AGROGASES (Dinâmica de C e Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Produção Agropecuária e Florestal Brasileiros) de 2003 a 2007. Publicou vários artigos e 2 livros nesta temática (Mudanças Climáticas Globais e a Agropecuária Brasileira, em 2001, e Estoques de C e Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária Brasileira, em 2012). Participou de várias forças tarefa do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima- IPCC (Emission Factor Data Base e GEE Inventory Guidelines, Agricultural Sector).
João Carlos Teles Ribeiro da Silva, Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho - MG
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2007) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Foi professor da Faculdade de Jaguariúna (FAJ/IEJ) e da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) - campus de Itabira/MG. Atualmente, é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Muzambinho. Tem experiência como docente nas áreas de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica, com ênfase em controle de processos industriais e agroindustriais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de sinais, automação e controle de processos, controladores industriais, instrumentação, sistemas térmicos, refrigeração e ar condicionado, elementos de máquinas, agricultura de precisão, construções rurais e máquinas agrícolas.
Ligiane Aparecida Florentino, Universidade José do Rosário Velano - UNIFENAS
Possui graduação em Agronomia, Mestrado em Microbiologia Agrícola, Doutorado em Ciência do Solo e Pós Doutorado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Fixação biológica de nitrogênio, Biossolubilização de minerais contendo fósforo e potássio, Diversidade Microbiana e Manejo sustentável do solo. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas)/Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (FETA), onde participa do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal, Mestrado Profissional em Sistemas de Produção na Agropecuária e Doutorado em Agricultura Sustentável. Atua também na Vice-Coordenação do Doutorado em Agricultura Sustentável e Coordenadora da Política de Educação Ambiental da UNIFENAS.
Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS
PESQUISADOR/PROFESSOR do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, no Campus de Jaboticabal, SP, UNESP Jaboticabal, na área de Agrometeorologia e Modelagem. Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) na área de Agrometeorologia e Modelagem - UNESP Jaboticabal (2015). Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária (2013 e 2009, respectivamente) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho, MG. Tem experiência na área de Agronomia e Modelagem, com ênfase em Agrometeorologia e Climatologia, atuando nos seguintes temas: Irrigação e Drenagem, Modelagem Agrometeorológica, Micrometeorologia, Balanço Hídrico, Evapotranspiração, Risco Climático, Zoneamento Climático e Agrícola, Classificação Climática, Ambiência Rural, Séries Climáticas, ECMWF, Modelos Climáticos Globais (GCM), Regressão Linear Múltipla (RLM), Regressão Não-Linear, Análise Multivariada, Redes Neurais e Cafeicultura.

Referências

ANP. Agência Nacional do Petróleo. Resolução nº 14, de 11 de maio de 2012. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 maio. 2012.

BELIZÁRIO, M. Estoque de carbono no solo e fluxo de gases de efeito estufa no cultivo de café 2013. 143p. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Superior de Agricultura, Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.

BORDONAL, R.O.; FIGUEIREDO, E.B.; LA SCALA, N. Greenhouse gas balance due to the conversion of sugarcane areas from burned to Green harvest, considering other conservationist management practices. Global Change Biology. Bioenergy, Oxford, n. 4, p. 846-858, 2012.

BRUNETTI, Franco. Motores de Combustão Interna. 2ª ed., São Paulo: Ed. Blucher, v. 1, 2012.

CLAROS, G. J. C.; VON SPERLING, E. Emissão de gases de efeito estufa no ciclo de vida do etanol: estimativa nas fases de agricultura e industrialização em Minas Gerais. Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v.15, n.3, p. 217-222, 2010.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de café. Brasília, v.4, n.4, p.1-84, 2017. Disponível em: http://www.conab.gov.br>. Acesso em 06 jan.2018.

CUNHA, J.P.B; SILVA, F.M.; DIAS, R.E.B.A. Eficiência de Campo em Diferentes Operações Mecanizadas na Cafeicultura. Coffee Science, Lavras, v. 11, n. 1, p.76 - 86, 2016.

GHG PROTOCOL AGRICULTURA. Metodologia GHG protocol para Agricultura. São Paulo: Unicamp; WRI Brasil, 2014. Greenhouse Gas Protocol. Disponível em: < www.ghgprotocol.org/Agriculture-Guidance/Visão-Geral%3A-Projeto-Brasil-Agropecuária>. Acesso em: 07 jul. 2014.

IPCC. Climate Change 2014: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, R.K. Pachauri and L.A. Meyer (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, 151 pp.

MYHRE, G., SHINDELL, D.; BRÉON, F.-M.; COLLINS, W.; FUGLESTVEDT, J.; HUANG, J.; KOCH, D.; LAMARQUE, J.-F.; LEE, D.; MENDOZA, B.; NAKAJIMA, T.; ROBOCK, A.; STEPHENS, G.; TAKEMURA, T.; ZHANG, H. Anthropogenic and Natural Radiative Forc¬ing. In: Climate Change 2013: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Stocker, T.F., D. Qin, G.-K. Plattner, M. Tignor, S.K. Allen, J. Boschung, A. Nauels, Y. Xia, V. Bex and P.M. Midgley (eds.)]. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA, 2013.

OLIVEIRA JÚNIOR, G.G.; SILVA, A.B.; MANTOVANI, J.R.; MIRANDA, J.M.; FLORENTINO, L.A. Levantamento de emissão de Gases de Efeito Estufa pela metodologia do carbono equivalente na cultura do cafeeiro. Coffee Science, Lavras, v. 10, n. 4, p. 412-419, 2015.

OLIVEIRA JÚNIOR, G.G.; SILVA, A.B.; FLORENTINO, L.A. MANTOVANI, J.R.; APARECIDO, L.E.O. Inventário de Gases de Efeito Estufa na Agricultura. In: PUTTI, F.F.; SILVA, A.L.C; GABRIEL FILHO, L.R.A.G. Tecnologias em Agricultura Sustentável. Tupã - SP: Editora ANAP, cap. 14, p. 325-340, 2017.

PELOIA, P.R.; MILAN, M. Proposta de um sistema de medição de desempenho aplicado à mecanização agrícola. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 30, n. 4, p. 681-691, 2010.

SANTINATO F.; SILVA, R.P.; CASSIA, M.T.; SANTINATO, R. Análise quali-quantitativa da operação de colheita mecanizada de café em duas safras. Coffee Science, Lavras, v. 9, n. 4, p.495-505, 2014.

SCHMIDT, F.; ZANELLA, S. J. Avaliações qualitativas de pulverizadores agrícolas em propriedades rurais na região de Erechim - RS. Maringá, PR, Brasil: Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 10, n. 3, p. 633-652, jul./set. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n3p633-652

SOUZA, W. L. B. de. Inventário dos gases de efeito estufa associado ao manejo da cana-de-açúcar na localidade de Barretos-SP, Brasil. 2013. 49 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, 2013.

Publicado
2020-02-20
Seção
Meio Ambiente