Percepção do consumidor do Estado de São Paulo sobre a carne bovina produzida na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n4e8262Palabras clave:
Consumidores, Consumo de carne, Preferências, Região AmazônicaResumen
A cadeia da carne bovina é uma das mais relevantes do agronegócio do Brasil. Esta relevância vai da sua importância econômica ao papel que ela ocupa na cultura e na dieta dos brasileiros. Nos últimos anos têm-se assistido uma expansão da pecuária bovina na região amazônica, suscitando intenso debate entre pecuaristas, frigoríficos, ambientalistas, governantes, entre outros. Aspectos ligados à sustentabilidade desta produção estão no centro destas controvérsias. Entretanto, de certa forma, este debate tem negligenciado o papel do consumidor. Visando contribuir com esta discussão, este artigo investigou a percepção do consumidor paulista sobre a carne bovina produzida na Amazônia. Desse modo, o artigo objetivou, através de uma pesquisa com 632 consumidores paulistas, entender como esta produção é percebida. Dentre os atributos do produto que foram considerados de maior importância na hora da compra destacaram-se a aparência, a data de validade e o teor de gordura da carne. Em contrapartida, o local de origem, selos de bem-estar animal e produção sustentável mostraram importância reduzida como fator determinante de compra para os entrevistados. Através de um modelo de equações estruturais verificou-se que preocupações com problemas socioambientais e bem-estar dos animais conferem uma percepção negativa à produção da carne na região Amazônica. Assim, parece claro que as estratégias concorrenciais dos agentes da cadeia de produção de carne da Amazônia devem considerar estes aspectos negativos da percepção do consumidor em suas políticas de valorização do produto nos mercados nacionais e internacionais.Citas
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