É preciso ser grande para competir no agronegócio? Um estudo de caso sobre inovação em uma agroindústria de beneficiamento de arroz
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9168.2012v5n2p%25pPalavras-chave:
Arroz, Processo, Produto, InovaçãoResumo
No Estado do Rio Grande do Sul está se verificando uma tendência à concentração de mercado no setor de beneficiamento de arroz, pois o processo de beneficiamento exige escala de produção em virtude dos elevados custos fixos, o que tende a eliminar do mercado empresas que possuem menores estruturas industriais. Este estudo tem o objetivo de analisar a possibilidade de uma indústria de arroz, que não tenha base em escala de produção, conseguir manter-se no mercado. Para isso recorreu-se ao estudo de caso de uma indústria de beneficiamento que trabalha com variedades não tradicionais. O presente trabalho é de caráter qualitativo e os dados levantados foram tratados pelo método de análise de conteúdo por navegação lexical. Concluiu-se que existem meios de atuar em um mercado onde o ganho de escala é uma vantagem competitiva. Basta ter foco no mercado, para gerar inovações e atuar administrando relações dentro da cadeia produtiva.Downloads
Publicado
2011-12-08
Como Citar
Zamberlan, C. O., Waquil, P. D., & Henkin, H. (2011). É preciso ser grande para competir no agronegócio? Um estudo de caso sobre inovação em uma agroindústria de beneficiamento de arroz. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.17765/2176-9168.2012v5n2p%p
Edição
Seção
Agronegócio
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution
