É preciso ser grande para competir no agronegócio? Um estudo de caso sobre inovação em uma agroindústria de beneficiamento de arroz

Autores

  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Paulo Dabdab Waquil Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Hélio Henkin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2012v5n2p%25p

Palavras-chave:

Arroz, Processo, Produto, Inovação

Resumo

No Estado do Rio Grande do Sul está se verificando uma tendência à concentração de mercado no setor de beneficiamento de arroz, pois o processo de beneficiamento exige escala de produção em virtude dos elevados custos fixos, o que tende a eliminar do mercado empresas que possuem menores estruturas industriais. Este estudo tem o objetivo de analisar a possibilidade de uma indústria de arroz, que não tenha base em escala de produção, conseguir manter-se no mercado. Para isso recorreu-se ao estudo de caso de uma indústria de beneficiamento que trabalha com variedades não tradicionais. O presente trabalho é de caráter qualitativo e os dados levantados foram tratados pelo método de análise de conteúdo por navegação lexical. Concluiu-se que existem meios de atuar em um mercado onde o ganho de escala é uma vantagem competitiva. Basta ter foco no mercado, para gerar inovações e atuar administrando relações dentro da cadeia produtiva.

Biografia do Autor

Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutorando em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Docente de Administração na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS/Ponta Porã-MS; E-mail: otaviozamberlan@terra

Paulo Dabdab Waquil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Economia; Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; E-mail: waquil@ufrgs.br

Hélio Henkin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Economia; Docente do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; E-mail: helio.henkin@ufrgs.br

Downloads

Publicado

2011-12-08

Como Citar

Zamberlan, C. O., Waquil, P. D., & Henkin, H. (2011). É preciso ser grande para competir no agronegócio? Um estudo de caso sobre inovação em uma agroindústria de beneficiamento de arroz. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.17765/2176-9168.2012v5n2p%p

Edição

Seção

Agronegócio