Perfil socioeconômico e consumo de orgânicos de uma Feira Agroecológica, Belém, Pará
Resumo
As feiras agroecológicas são os maiores canais de distribuição de alimentos orgânicos, cujo público consumidor está mais preocupado com seus hábitos alimentares e as implicações ambientais. Diante disso, este estudo objetivou caracterizar e analisar o perfil socioeconômico e os aspectos de compra e consumo dos frequentadores de uma feira orgânica na cidade de Belém, Pará. Tal feira acontece duas vezes na semana na Praça Brasil e, na época da coleta de dados, o fluxo diário de consumidores era de 150 pessoas. Calculou-se o tamanho da amostra a ser entrevistada (n = 76 consumidores), com erro amostral de 8%. Foram aplicados, aleatoriamente, formulários estruturados com perguntas objetivas e os dados coletados foram tabulados no programa Excel e analisados por estatística descritiva e pelo teste de qui-quadrado. Os resultados indicaram um perfil heterogêneo, com predominância de pessoas com faixa etária intermediária, alta escolaridade e maior renda mensal. A maioria dos consumidores era assídua na feira, mas recentemente adeptas ao consumo de alimentos orgânicos. As principais dificuldades para a aquisição e consumo de orgânicos estiveram relacionadas ao acesso às feiras, à variedade e ao preço dos produtos, além de, indiretamente, a falta de divulgação por diferentes meios ser um problema para o acesso à feira. Precisa-se de estratégias por parte do poder público e dos próprios feirantes para agregar um público consumidor diversificado, incluindo os de menores rendas.Referências
FERREIRA JUNIOR, A. B.; FABRI, A.; KOBS, F. F.; FERRARI, M. D.; GOMES, N.; CASAGRANDE JÚNIOR, E. F.; DA SILVA, M. C. Feira orgânica do passeio público da cidade de Curitiba-PR: um levantamento do perfil dos consumidores. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 9, n. 4, p. 169-190, 2015
AGOVINO, M.; CROCIATA, A.; QUAGLIONE, D.; SACCO, P.; SARRA, A. Good Taste Tastes Good. Cultural Capital as a Determinant of Organic Food Purchase by Italian Consumers: Evidence and Policy Implications. Ecological Economics, v. 141, n. 2017, p. 66-75, 2017. DOI: 10.1016/j.ecolecon.2017.05.029. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecolecon.2017.05.029
ÁLVAREZ CASTAÑO, L. S.; CADAVID CASTRO, M. A.; QUINTERO-VERGARA, S. D.; MARTÍNEZ-BEDOYA, X.; RÍOS PANIAGUA, L. M. Los consumidores de alimentos orgánicos ¿es posible construir política pública? Nutrición Hospitalaria, v. 36, n. 3, p. 640-646, 2019. DOI: 10.20960/nh.2022. Disponível em: https://www.nutricionhospitalaria.org/articles/02022/show
ANDRADE, L. M. S.; BERTOLDI, M. C. Atitudes e motivações em relação ao consumo de alimentos orgânicos em Belo Horizonte - MG. Brazilian Journal of Food Technology, v. 15, n. spe, p. 31-40, 2012. DOI: 10.1590/s1981-67232012005000034
ASIF, M.; XUHUI, W.; NASIRI, A.; AYYUB, S. Determinant factors influencing organic food purchase intention and the moderating role of awareness: A comparative analysis. Food Quality and Preference, v. 63, p. 144-150, 2018. DOI: 10.1016/j.foodqual.2017.08.006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.foodqual.2017.08.006
BOZ, I.; AYAN, A. K.; ATASEVEN, Y.; KAYNAKÇI, C. Experts’ Points of View on Developing Local Organic Bazaars in Turkey. Asian Journal of Agricultural Extension, Economics & Sociology, v. 37, n. 2, p. 1-9, 2019
BRAGA, M. O comportamento de compra de produtos orgânicos: uma reflexão sobre o perfil dos consumidores através da comparação entre faixas etárias e níveis de renda familiar - uma abordagem estatística. Qualis Sumaré - Revista Acadêmica Eletrônica, v. 8, p. 1-13, 2014
BRYŁA, P. Organic food consumption in Poland: Motives and barriers. Appetite, v. 105, p. 737-746, 2016. DOI: 10.1016/j.appet.2016.07.012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.appet.2016.07.012
DE KONING, J. I. J. C.; CRUL, M. R. M.; WEVER, R.; BREZET, J. C. Sustainable consumption in Vietnam: An explorative study among the urban middle class. International Journal of Consumer Studies, v. 39, n. 6, p. 608-618, 2015. DOI: 10.1111/ijcs.12235
DUMORTIER, J.; EVANS, K. S.; GREBITUS, C.; MARTIN, P. A. The Influence of Trust and Attitudes on the Purchase Frequency of Organic Produce. Journal of International Food and Agribusiness Marketing, v. 29, n. 1, p. 46-69, 2017. DOI: 10.1080/08974438.2016.1266565. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/08974438.2016.1266565
FEIL, A. A.; CYRNE, C. C. S.; SINDELAR, F. C. W.; BARDEN, J. E.; DALMORO, M. Profiles of sustainable food consumption: Consumer behavior toward organic food in southern region of Brazil. Journal of Cleaner Production, v. 258, p. 120690, 2020. DOI: 10.1016/j.jclepro.2020.120690. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.120690
HASHEM, S.; MIGLIORE, G.; SCHIFANI, G.; SCHIMMENTI, E.; PADEL, S. Motives for buying local, organic food through English box schemes. British Food Journal, v. 120, n. 7, p. 1600-1614, 2018. DOI: 10.1108/BFJ-08-2017-0426
KRANJAC, M.; VAPA-TANKOSIC, J.; KNEZEVIC, M. Profile of organic food consumers. Ekonomika poljoprivrede, v. 64, n. 2, p. 497-514, 2017. DOI: 10.5937/ekopolj1702497k
KRANJAC, M.; VAPA-TANKOSIC, J.; KNEŽEVIĆ, M. Profile of organic food consumers. ECONOMICS OF AGRICULTURE, v. 64, n. 2, p. 497-514, 2017
KUSHWAH, S.; DHIR, A.; SAGAR, M.; GUPTA, B. Determinants of organic food consumption. A systematic literature review on motives and barriers. Appetite, v. 143, p. 104402, 2019. DOI: 10.1016/j.appet.2019.104402. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.appet.2019.104402
MARREIROS, C.; LUCAS, M. R.; RÖHRICH, K. Explaining organic food choice on the basis of socio-demographics. A study in Portugal and Germany. Cefage-Ue, p. 17, 2010
MASCARENHAS, G.; DOLZANI, M. C. S. Feira livre: territorialidade popular e cultura na metrópole contemporânea. Ateliê Geográfico, v. 2, n. 2, p. 72-87, 2008. DOI: 10.5216/ag.v2i2.4710
MAYANGSARI, I. D.; TRENGGANA, A. F. M.; ALI, D. S. F.; ABDILLAH, F. Marketing strategy of organic products in bandung: farmer community, product innovation and social media. International Journal of Engineering & Technology, v. 7, n. 4, p. 1286-1291, 2018
MOHAMMED, A. A. What motivates consumers to purchase organic food in an emerging market? An empirical study from Saudi Arabia. British Food Journal, n. March 2019, 2020. DOI: 10.1108/BFJ-07-2020-0599
NASCIMENTO, D. V. C.; SILVA, J. A.; PINTO, M. R.; MESQUITA, M. C. Quando o orgânico se torna "rótulo": discussões críticas sobre consumo e Agroecologia a partir de um empreendimento de Economia Solidária. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 608-628, 2018
NGUYEN, T. N.; LOBO, A.; GREENLAND, S. The influence of cultural values on green purchase behaviour. Marketing Intelligence and Planning, v. 35, n. 3, p. 377-396, 2017. DOI: 10.1108/MIP-08-2016-0131
OLIVEIRA-BROCHADO, F.; OLIVEIRA-BROCHADO, A.; CALDEIRA, T. Os determinantes psicológicos do consumidor verde. Tourism & Management Studies, v. 11, n. 2, p. 104-111, 2015. DOI: 10.18089/tms.2015.11213
PEROSA, J. M. Y.; TARSITANO, M. A. A.; MARTINS, M. I. E. G.; PIGATTO, Gessuir; ANTONANGELO, A. Perfil do consumidor de frutas em cidades do interior do estado de São Paulo - SP. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 34, n. 4, p. 1084-1090, 2012. DOI: 10.1590/S0100-29452012000400015
PINHO, L. S.; OLIVEIRA, M. A. A.; MENEZES, R. C. E. Perfil dos consumidores de duas feiras orgânicas de Maceió (AL). Revista Eletrônica Extensão em Debate, v. 2, n. 1, p. 63-78, 2019. Disponível em: http://200.17.114.107/index.php/extensaoemdebate/article/view/6994
POHL, N. H.; CORRÊA-FILHO, J. B.; ABBADE, E. B. O perfil dos consumidores de produtos orgânicos da cidade de Santa Maria-RS. Revista Estudo & Debate, v. 26, n. 4, p. 67-83, 2019
RODRIGUES, B. A.; BITTENCOURT, J. V. M.; MACEDO, L. M. Canais de comercialização para os alimentos orgânicos: um estudo no Sul do Brasil. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 2, p. 26441, 2019. DOI: 10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26441
SANTOS, J. S.; SILVA-JÚNIOR, L. H. Determinantes socioeconômicos do consumo e disposição a pagar por alimentos orgânicos no agreste de Pernambuco. Reflexões Econômicas, v. 1, n. 1, p. 49-84, 2015
SANTOS, L.; BIDARRA, Z.; SCHMIDT, C.; STADUTO, J. Políticas públicas para o comércio de produtos orgânicos no Brasil. Revista de Ciências Agrárias, v. 40, n. 2, p. 447-459, 2017. DOI: 10.19084/rca16131.
SANTOS, N. C. S.; ARAÚJO, J. F. Produção orgânica em Petrolina-PE e em Juazeiro-BA na perspectiva dos consumidores da região. Revista Ouricuri, v. 7, n. 2, p. 31-44, 2017. DOI: 10.1017/CBO9781107415324.004
SILVA, A. M.; SILVA, A. B. N. Avaliação do hábito de consumo e perfil sócio-econômico-nutricional dos consumidores em feiras livres do município de Barreiros. Revista Cararvana, v. 4, p. 112-124, 2019
SILVA, D. A. O perfil do consumidor da feira de transição agroecológica do bairro Valentina Figueiredo, na cidade de João Pessoa - PB. Revista Espaço Acadêmico, v. 9, n. 107, p. 124-128, 2010
TERRA, S. B.; COSTA, J. E. L. Nível de informação e consumo da população sobre produtos orgânicos em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 12, n. 2, p. 311-318, 2017. DOI: 10.18378/rvads.v12i2.4822
TONI, D.; MILAN, G. S.; LARENTIS, F.; EBERLE, L.; PROCÓPIO, A. W. Image configuration of organic food and its motivation for consumption. Ambiente & Sociedade, v. 23, 2020. DOI: 10.1590/1809-4422asoc20170232r4vu2020l5ao.
Copyright (c) 2022 Revista em Agronegócio e Meio Ambiente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.