Vantagens econômicas e sustentáveis da logística ferroviária brasileira

Palavras-chave: Custo, Emissão de gases, Ferrovias, Transportes

Resumo

Desde a primeira revolução industrial, as ferrovias se destacaram em relação ao transporte de passageiros e de cargas a longas distâncias, além de serem mais rápidas que os animais utilizados até então para o transporte. Durante os séculos, as ferrovias passaram por várias inovações e com elas surgiram questionamentos relativos ao uso e suas vantagens e desvantagens, gerando a impressão de que as ferrovias são apenas vantajosas no que se refere a seus custos e não abordando as diversas outras vantagens. Considerado o mais lento entre os modais, o uso das ferrovias se destaca pelo baixo custo nas manutenções durante a vida útil que ocorrem entre cinco a dez anos. No que se refere ao uso de combustível, ela se mostra competitiva e sustentável, tanto na possibilidade de diferentes usos (diesel e eletricidade), quanto na quantidade de emissão de carbono na atmosfera. O uso da malha ferroviária brasileira se restringe a algumas regiões, gerando um gargalo logístico ao modal ferroviário, impactando nos altos custos de permanência deste modal, bem como pouco investimento em manutenção e expansão ferroviária. Contudo, o presente artigo tem como objetivo principal apontar a importância econômica e os benefícios do modal ferroviário para a logística brasileira, que vai além dos baixos custos envolvidos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizou como metodologia o método qualitativo e revisão de literatura, por meio de pesquisas que apontaram como resultado o auxílio do crescimento nas regiões Centro-Sul brasileiras e a redução na emissão dos gases de efeito estufa.

Biografia do Autor

Lucas de Almeida Barboza, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio (PR), Brasil.
Lorena Regina de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioest)
Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Toledo (PR), Brasil.

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Publicado
2022-06-30
Seção
Artigos Originais