Sequências didáticas na educação superior: evidências de produções contemporâneas em educação em ciências

Palavras-chave: Práticas pedagógicas, Educação superior, Sequências didáticas, Educação em ciências, Modelos pedagógicos

Resumo

Neste trabalho, desenvolve-se uma revisão da literatura presente nas atas de diferentes edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, na série histórica que compreende os anos 2010 até 2020. A investigação englobou trabalhos que abordam sequências didáticas e práticas pedagógicas relacionadas à área do conhecimento mencionada, no contexto brasileiro da educação superior. Foram desenvolvidos sete movimentos de pesquisa que partiram da utilização de palavras-chave para seleção dos trabalhos, com posterior realização de análise de conteúdo dos textos coletados. Verificou-se que as práticas pedagógicas presentes na amostra analisada, em maior proporção foram desenvolvidas em uma multiplicidade de cursos de graduação, mas com frequência predominante de propostas vinculadas ao ensino de biologia; adotaram o modelo pedagógico construtivista; privilegiaram a relação horizontal entre os sujeitos da sala de aula, o tratamento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, além de temas oriundos do contexto da sociedade; apresentaram, como estratégias didáticas, aula expositiva e dialogada, debates e trabalho em grupo. Os resultados apontaram desafios específicos para a área de pesquisa em educação em ciências, no Brasil, relacionados à necessidade de ampliação de publicações que envolvem práticas pedagógicas centradas na educação superior, que possuem potencial para o estabelecimento de movimentos contínuos de qualificação e aperfeiçoamento de saberes da docência universitária, em diferentes cursos e espaços formativos que requisitam contribuições das áreas de ensino de química, física e/ ou biologia.

Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutor em Educação, Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre (RS), Brasil.
Fernanda Bianca Hesse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Graduanda em Licenciatura Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS), Brasil.

Referências

ABRAPEC. Sítio Eletrônico, 2021. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/ atas-dos-enpecs. Acesso em: 17 ago. 2021.

ALMEIDA, M. I. de. A formação do professor no ensino superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Edições 70, 2010.

BENTO, A. Como fazer uma revisão da literatura: considerações teóricas e práticas. Revista JA - Associação Académica da Universidade da Madeira, Funchal, n. 65, v. 7, p. 42-44, 2012.

CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação no ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

CALDEIRA, A.M.S.; ZAIDAN, S. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG - Faculdade de Educação, 2010. CDROM

CARRETERO, M. Construtivismo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1-20.

CUNHA; E. R.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Docência no ensino superior: uma breve revisão das pesquisas sobre a formação docente e a prática pedagógica do docente universitário. In: LOPES, J. G. da S.; MASSI, L. Aprendizagens da docência no ensino superior: desafios e perspectivas da Educação em Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 27-52.

DELIZOICOV, D.; SLONGO, I. I. P.; LORENZETTI, L. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Pontevedra, v. 12, n. 3, p. 459-480, 2013.

FAHL, D. D. Marcas do ensino escolar de Ciências presentes em Museus e Centros de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2003.

FARIAS, I. M. S.; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S. C.; FRANÇA, M. S. L. M. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Líber Livro, 2009.

FERNANDES, R. C. A.; MEGID-NETO, J. Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 641-662, 2012.

FERNANDES, R. C. A.; MEGID-NETO, J. Características e tendências das dissertações e teses brasileiras sobre práticas de ensino de ciências nos anos iniciais escolares (1972-2011). Interacções, n. 39, p. 540-551, 2015.

FERNANDES, R. C. A. Inovações pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

FORTUNATO, I. Práticas pedagógicas no ensino superior: relato de experiências com a disciplina didática em licenciaturas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 6, p. e020039, 2020.

FRACALANZA, H. O ensino de Ciências no Brasil. In: FRACALANZA, H.; MEGID-NETO, J. (Orgs.). O livro Didático de Ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

FRESCHI, M.; RAMOS, M. G. Unidade de Aprendizagem: um processo em construção que possibilita o trânsito entre senso comum e conhecimento científico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Pontevedra, v. 8, n.1, p.156-170, 2009.

GUIMARÃES, G. M. A.; ECHEVERRÍA, A. R.; MORAES, I. J. Modelos didáticos no discurso de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.11, n.3, p.303-322, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

LOPES, J. G. da S.; MASSI, L. Aprendizagens da docência no ensino superior: desafios e perspectivas da Educação em Ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

MARCELO, M. C. A.; FONSECA, C. V. Modelos educacionais na licenciatura em Química: um estudo documental envolvendo trabalhos de conclusão de curso. Revista Profissão Docente (Online), Uberaba, v. 19, p. 1-28, 2019.

MIRANDA, N. da S.; MARTINS, L.; CASTRO, L. V. F. S. Propostas didático-pedagógicas para a Educação em Saúde: análise crítica de trabalhos publicados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador, v. 7, p. 127-150, 2018.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MÉHEUT, M. Teaching-learning sequences tools for learning and/or research. In: BOERSMA, K.; GOEDHART, M.; JONG, O. de; EIJELHOF, H. (org.). Research and Quality of Science Education. Holanda: Springer, 2005. p. 195-207.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sócio-cultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.

NÉRICI, I. G. Metodologia do ensino: uma introdução. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

PIAGET, J. La representation du monde chez l’enfant. Paris: Alcan, 1926.

PILETTI, C. Didática Geral. São Paulo: Editora Ática, 1997.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PORLÁN, R.; MARTÍN-DEL POZO, R. Ciencia, profesores y enseñanza: unas relaciones complejas. Alambique: Didáctica de las ciencias experimentales, Barcelona, n. 8, p. 23-32, 1996.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PUGLIESE, G. O.; FERNANDES, R. C. A. Identificação de modelos pedagógicos presentes nas concepções sobre ensino de ciências de professores da educação básica. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC, Florianópolis, 2017. Anais, 2017.

REIS, V.; COPPETE; M. C.; SARTORI; A. S. Práticas pedagógicas no ensino superior: o estágio docência como espaço de formação do pós-graduando e do professor universitário. Momento: diálogos em educação, Rio Grande, v. 29, n. 3, p. 67-86, 2020.

RIBEIRO, G. M.; SANTOS, E. C. M. (org.). Saberes & práticas pedagógicas na educação superior: desafios contemporâneos. Pelotas: Editora UFPel, 2020.

SANTOS, F. M. T. dos. Unidades temáticas: produção de material didático por professores em formação inicial. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 01-11, 2007.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. esp., p. 49-67, 2015.

SOARES; S. R.; CUNHA, M. I. da. Programa de Pós-graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v.7, n.14, p. 577-604, 2010.

VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 25 ed. São Paulo: Libertad, 2015.

VYGOTSKY, L. S. Pensamiento y lenguage. Buenos Aires: Plújade, 1985.

WIEBUSCH, A.; LIMA, V. M. do R. Inovação nas práticas pedagógicas no ensino superior: possibilidades para promover o engajamento acadêmico. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 154-169, 2018.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2022-06-30
Seção
Artigos de Revisão