Sequências didáticas na educação superior: evidências de produções contemporâneas em educação em ciências
Resumo
Neste trabalho, desenvolve-se uma revisão da literatura presente nas atas de diferentes edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, na série histórica que compreende os anos 2010 até 2020. A investigação englobou trabalhos que abordam sequências didáticas e práticas pedagógicas relacionadas à área do conhecimento mencionada, no contexto brasileiro da educação superior. Foram desenvolvidos sete movimentos de pesquisa que partiram da utilização de palavras-chave para seleção dos trabalhos, com posterior realização de análise de conteúdo dos textos coletados. Verificou-se que as práticas pedagógicas presentes na amostra analisada, em maior proporção foram desenvolvidas em uma multiplicidade de cursos de graduação, mas com frequência predominante de propostas vinculadas ao ensino de biologia; adotaram o modelo pedagógico construtivista; privilegiaram a relação horizontal entre os sujeitos da sala de aula, o tratamento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, além de temas oriundos do contexto da sociedade; apresentaram, como estratégias didáticas, aula expositiva e dialogada, debates e trabalho em grupo. Os resultados apontaram desafios específicos para a área de pesquisa em educação em ciências, no Brasil, relacionados à necessidade de ampliação de publicações que envolvem práticas pedagógicas centradas na educação superior, que possuem potencial para o estabelecimento de movimentos contínuos de qualificação e aperfeiçoamento de saberes da docência universitária, em diferentes cursos e espaços formativos que requisitam contribuições das áreas de ensino de química, física e/ ou biologia.Referências
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