O ensino de geografia em tempos de pandemia: reflexões sobre o trabalho docente

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Estratégias metodológicas, Tecnologia digital

Resumo

Os momentos de pandemia, em geral, impõem novas regras e hábitos à sociedade. No contexto atual, a pandemia da Covid-19 tem sido um momento caracterizado por intensos desafios, o que tem provocado diversas reflexões por parte de pesquisadores no interior de seus grupos de pesquisa, principalmente, no que se refere às práticas docentes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi de refletir sobre o uso das tecnologias digitais e das estratégias metodológicas contempladas por professores de geografia para promoverem o processo de ensino e de aprendizagem no ERE. A metodologia que auxiliou na busca dos objetivos foi a quantitativa/qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado online, organizado com o intuito de identificar o perfil de formação inicial e continuada dos docentes no que se refere à formação para lidar com as tecnologias; conhecer sobre a infraestrutura que possuem e as estratégias metodológicas adotadas durante o ERE. Nessa pesquisa houve a participação de professores da referida área de conhecimento e que atuam em cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Os dados da pesquisa revelaram que há um descompasso entre o uso das tecnologias e de metodologias, pois, muitas vezes, embasam-se em propostas inovadoras e ativas, mas culminam em mera reprodução de metodologias tidas como tradicionais. Por fim, percebeu-se que utilizar ferramentas tecnológicas nos processos de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento demandam repensar amplamente sobre o saber fazer pedagógico docente.

Biografia do Autor

Jacks Richard de Paulo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Piracicaba (SP). Professor na Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana (MG), Brasil.
Stela Maris Mendes Siqueira Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Belo Horizonte, (MG), Brasil.
Daniela de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto (MG), Brasil.
Priscila Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto (MG), Brasil.

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Publicado
2022-06-30
Seção
Artigos Originais