Atração de Alunos para a Graduação em Administração: Estudo Multicaso Sobre os Motivos de Escolha de um Curso Superior no Norte Catarinense

  • Emerson Wagner Mainardes Universidade da Beira Interior/UBI
  • Maria José Domingues Universidade Regional de Blumenau/FURB
Palavras-chave: Atratividade de Alunos, Graduação em Administração, Marketing educacional.

Resumo

Este estudo objetivou determinar os motivos pessoais que levam os alunos a optarem pelo curso de graduação em administração nas instituições de ensino superior (IES) que oferecem esta graduação no norte de Santa Catarina. Para a realização do estudo, buscaram-se estudos que tratam da atratividade de estudantes, encontrando-se sete atributos que medem os motivos de escolha dos alunos para um determinado curso de graduação. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativo-descritiva junto aos alunos que recém-ingressaram em quatro das cinco IES que oferecem o curso de administração no norte de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário estruturado junto a 409 alunos destas quatro IES. Com os dados coletados, caracterizaram-se estes novos alunos e identificaram-se os atributos mais importantes que os levaram a optar pelo curso e pela IES. Estes fatores foram a imagem que o próprio indivíduo tem da IES e os horários das aulas. Encontraram-se também os motivos que mais contribuem para a escolha dos alunos. Os alunos mostraram que se sentiram atraídos pelo curso e pela IES escolhida e ressaltaram que o motivo da escolha está relacionado à imagem da IES.

Biografia do Autor

Emerson Wagner Mainardes, Universidade da Beira Interior/UBI
Mestre em Administração pela Universidade de Blumenau - FURB; Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - CEFET-PR. E-mail: emerson.wm@sapo.pt
Maria José Domingues, Universidade Regional de Blumenau/FURB
Docente Titular dos Programas de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Blumenau - FURB; Coordenadora do Mestrado em Administração da Universidade de Blumenau - FURB. E-mail: mariadomingues@furb.br
Publicado
2011-08-18
Seção
Artigos Originais