Qualidade de Vida no Trabalho: Um Estudo com Funcionários Administrativos de uma Cooperativa Operadora de Saúde Suplementar
Palavras-chave:
Qualidade de Vida no Trabalho, Cooperativa, Sistema de Saúde Suplementar.
Resumo
Este artigo descreve e analisa as principais fontes de satisfação e insatisfação presentes no trabalho de auxiliares e assistentes que atuam em uma cooperativa operadora de saúde suplementar localizada no interior de Minas Gerais. Foi realizado um estudo de caso quantitativo e qualitativo, utilizando-se uma versão reduzida do JDS (Job Diagnostic Survey), a partir de uma concepção clássica de QVT. Os resultados mais significativos do ponto de vista da satisfação associaram-se ao inter-relacionamento e ao significado da tarefa, ao passo que os indicadores de insatisfação relacionaram-se à autonomia e ao feedback recebido quanto ao desempenho das tarefas. Associações significativas foram evidenciadas entre variáveis de conteúdo (variedade de habilidade, autonomia e feedback extrínseco) e de contexto da tarefa (sistema de compensação) com o tempo de trabalho no cargo atual. A qualidade de vida no trabalho, no geral, mostrou haver associação com a faixa etária, tendo os empregados administrativos mais jovens demonstrado maior satisfação neste cruzamento quando comparados aos empregados mais velhos.- Tabela 1 Caracterização da amostra, segundo o conteúdo do trabalho (dimensões básicas da tarefa)
- Tabela 5 Níveis médios das variáveis do contexto do trabalho entre as três categorias do tempo de trabalho na empresa.
- Tabela 6 Níveis médios das variáveis do conteúdo e contexto do trabalho entre as duas categorias da faixa etária.
Publicado
2010-08-10
Edição
Seção
Artigos Originais
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