Tecnologias na informação na educação em saúde: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9176.2025v30e13414Palavras-chave:
Educação em saúde, Saúde da população, Tecnologia da informaçãoResumo
A combinação da saúde com as tecnologias da informação e comunicação produziu novos conceitos, tais como telemedicina, telessaúde, eHealth e mHealth. A Educação em Saúde associada à recursos eletrônicos de aprendizagem resultam em uma assimilação de conhecimento de longo prazo, além de poder ser compartilhado e propiciar uma ampla abrangência. O objetivo deste artigo é conhecer as tecnologias de informação e comunicação para atividades de educação em saúde, no período de 2013 à 2023. A metodologia adotada é a revisão integrativa que utilizou protocolo PRISMA e estratégia PICO para formular a pergunta norteadora: “Quais as contribuições das tecnologias da informação na educação em saúde para população?”. As bases de dados utilizadas foram: Literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (PubMed®/Medline), Scopus, Web of Science, Science Direct e Scopus, com os descritores “Tecnologia da Informação”, “Educação em Saúde” e “Saúde da População”. Como resultado, foram encontrados 1335 estudos, dos quais nove foram selecionados para a amostra final, todos em inglês e provenientes principalmente das bases Scopus (66,67%) e Science Direct (33,33%). Dentre as estratégias educacionais, a criação de aplicativos (55,5%) foi predominante, seguida pelo uso de vídeos (22,2%) e outros estudos exploraram jogos eletrônicos e mídias sociais. A conclusão da pesquisa é que o uso de programas, mídias sociais, vídeos e jogos revelou-se eficaz na capacitação e promoção da saúde, fortalecendo o papel ativo dos usuários. A integração de tecnologias na educação em saúde é uma estratégia valiosa para uma sociedade mais informada e saudável.
Referências
BASHSHUR R, SHANNON G, KRUPINSKI E, GRIGSBY J. The taxonomy of telemedicine. Telemed J E Health. 2011;17(6):484-94. DOI: 10.1089/ tmj.2011.0103
BRASIL. Ministério da Saúde. PESQUISA – Modelos internacionais de Governança em Saúde Digital. Referencial técnico em saúde digital. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-digital/material-deapoio/referencial-tecnico-em-saude-digital
CARVALHO, I.C.N; NASCIMENTO, M.O.F; PINTO, A.C.S; MELO, E.R.F; CARVALHO, G.R.N; SANTOS, M.C.T. Tecnologia educacional: A enfermagem e os jogos educativos na educação em saúde. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e18710716471, 2021. ISSN 2525-3409. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16471. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352659216_Tecnologia_educacional_A_enfermagem_e_os_jogos_educativos_na_educacao_em_saude
CIETO, B.B; GARBUIO, D.C; CAMARGO, V.B; NAPOLEÃO, A.A. Nursing resources and innovations for hospital discharge: an integrative review. Rev Min Enferm. 2014; 18(3):758-63.
CONCEIÇÃO, D.S; VIANA, V.S.S; BATISTA, A.K.R; ALCÂNTARA, A.S.S; ELERES, V.M; PINHEIRO, W.F; BEZERRA, A.C.P; VIANA, J.A. A Educação em Saúde como Instrumento de Mudança Social. Braz. J. of Develop. Curitiba, v.6, n.8,p. 59412-59416aug.2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-383. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15195
COSTA, D.A; CABRAL, K.B; TEIXEIRA, C.C; ROSA, R.R; MENDES, J.L.L; CABRAL, F.D. Enfermagem e a Educação em Saúde. Rev Cient Esc Estadual Saúde Pública Goiás “Candido Santiago”. 2020;6(3):e6000012. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1123339/enfermagem-e-a-educacao-em-saude.pdf
Descritores em Ciências da Saúde: DeCS 2024. São Paulo: BIREME / OPAS / OMS, 2024. Disponível em: http://decs.bvsalud.org/.
ERCOLE, F.F; MELO, L.S; ALCOFORADO, C.L.G.C. Revisão integrativa versus Revisão Sistemática. REME - Rev Min Enferm. 2014; 18(1):9-11.
Fédération Internationale Pharmaceutique (FIP). mHealth: use of mobile health tools in pharmacy practice. Haia: FIP; 2019. Disponível em: https://www.fip.org/files/content/publications/2019/ mHealth-Use-of-mobile-health-tools-in-pharmacy-practice.pdf
FIGUEIREDO, M.Z.A; CHIARI, B.M; GOULART, B.N.G. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. São Paulo: Distúrb. Comum. 2013; 25(1):129-136. Disponível em:https://revistas.pucsp.br//index.php/dic/article/view/14931/11139.
GANONG, L.H. Integrative reviews of nursing research. Res Nurs Health. 1987;10(1):1-11. https://doi.org/10.1002/nur.4770100103. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3644366/
KEPPER, M.M; WALSH-BAILEY, C; BROWNSON, R.C; KWAN, B.W; MORRATO, E.H; GARBUTT, J; DE LAS FUENTES, L; GLASGOW, R.E; LOPETEGUI, M.A; RANDI, F. Development of a Health Information Technology Tool for Behavior Change to Address Obesity and Prevent Chronic Disease Among Adolescents: Designing for Dissemination and Sustainment Using the ORBIT Model. Frontiers in Digital Health. V.3, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/digital-health/articles/10.3389/fdgth.2021.648777.
KOMORI, N.K; FERREIRA, D.O; LIMA, F.R; RODRIGUES, L.R; PARREIRA, B.D.M; GOULART, B.F. A prática da educação em saúde na perspectiva de profissionais da zona rural de um município do interior de Minas Gerais. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. e58980, 2021. DOI: 10.12957/reuerj.2021.58980. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/58980.
LARAYNE, G.F. [Orgs.] Acesso à saúde: desafios, perspectivas, soluções e oportunidades na Atenção Primária à Saúde. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. 200p. 16 x 23 cm. ISBN: 978-65-265-0578-6 [Impresso] 978-65-265-0579-3 [Digital] DOI: 10.51795/9786526505793
LAURIDSEN, S; BRAAE, U.C; NGOWI, H.A; JOHANSEN, M.V. Impacts of using the electronic-health education program ‘The Vicious Worm’ for prevention of Taenia solium,
Acta Tropica, Volume 193, 2019, Pages 18-22, ISSN 0001-706X, https://doi.org/10.1016/j.actatropica.2019.02.018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001706X18301451
LIMA, M.A.G; MENDES, L.S.F; MACHADO, A.L.L.B; FREITAS, M.C; SANTOS, T.R; BEZERRA, A.D.C; GOMES, F.T.B; FEITOSA, K.C.S; NASCIMENTO, C.E.M; MARÇAL, M.E.A; SILVA, V.C; SILVA FILHO, L.S. Impacto das mídias sociais nas ações de educação em saúde da população. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 2, pág. e10810212231, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i2.12231. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12231. Acesso em: 23 mar. 2025.
MARENGO. L.L.; KOZYREFF, A.M.; MORAES, F.S; MARICATO, L.I.G; BARBERATO-FILHO, S. Tecnologias móveis em saúde: reflexões sobre desenvolvimento, aplicações, legislação e ética. Revista Panamericana de Salud Pública. 2022; 46:e37. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/56003
MELO, R.C.; PAUFERRO, M.R.V. Educação em saúde para a promoção do uso racional de medicamentos e as contribuições do farmacêutico neste contexto. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.5,p.32162-32173may.2020. ISSN 2525-8761. DOI:10.34117/bjdv6n5-603. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10805/9220
MENDONÇA, F.T.N.F; SANTOS, A.S; BUSO, A.L.Z; MALAQUIAS, B.S.S. Educação em saúde com idosos: pesquisa-ação com profissionais da atenção primária. Rev Bras Enferm. 2017; 70(4):825-32. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/TXmHSndpMG9vzTXh5SkWGNM/abstract/?lang=pt
MOREIRA, K.S; LIMA, C. A; VIEIRA, M.A; COSTA, S.M. Avaliação da infraestrutura das unidades de saúde da família e equipamentos para ações na atenção básica. Cogitare Enferm. (22)2: e51283, 2017. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/11/868424/51283-206972-1-pb.pdf.
MORTOLA, L.A; MUNIZ, R.M; CARDOSO, D.H; AZEVEDO, N.A; VIEGAS, A.C; CARNIÉRE, C.M. Vídeo Educativo sobre a quimioterapia oncológica: tecnologia na educação em saúde. Ciênc. cuid. saúde ; 20: e50365, 2021. DOI 10.4025/cienccuidsaude.v20i0.50365. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1339625
NETO, J.B.C. et al. Construção de tecnologias educativas como forma de educação em saúde para a prevenção da Covid-19: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 12. e3737. 10.25248/reas.e3737.2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/345192041_Construcao_de_tecnologias_educativas_como_forma_de_educacao_em_saude_para_a_prevencao_da_Covid-19_relato_de_experiencia
PAVINATI, G. et al. Tecnologias educacionais para o desenvolvimento de educação na saúde: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. Umuarama. v. 26, n. 3, p. 328-349, Set./Dez. 2022. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8844
SEABRA, C.A.M et al. Health education as a strategy for the promotion of the health of the elderly: an integrative review. Rev bras geriatr gerontol [Internet]. 2019;22(4):e190022. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-22562019022.190022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/xmDgQQxDN4gPRWgTQHysZXn/abstract/?lang=pt
SOARES D.C et al. Tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde acerca do Coronavírus: relato de experiência. J. nurs. health. 2020;10(n.esp.):e20104027. DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.19283. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19283
STEPHENSON, M. et al. Chapter 12: Systematic reviews of measurement properties. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI; 2020. DOI: https://doi.org/110.46658/JBIMES-20-13. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342098185_Chapter_12_Systematic_reviews_of_measurement_properties
SANTOS, P. M. F; OLIVEIRA, P. A; ALVES, F. R; SANTOS, A.S. Ações de educação em saúde voltadas à pessoa idosa: uma revisão integrativa da literatura. Vivências, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 7–26, 2022. DOI: 10.31512/vivencias. v18i35.517. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/517.
SANTOS, A.S; DEL’ARGO, V. Educação em saúde e enfermagem. Barueri: Manole; 2017. 338p.
SANTOS, L.F.S; ALVES, H.H.S; OLIVEIRA, R.A; PAIVA, C.E.Q; PESSOA, C.V; BARROS, K.B.N. Relato de experiência sobre educação em saúde a idosos: percepção dos discentes. Juiz de Fora: Rev APS; 2017; 20(3):450-455.
VIEIRA, S; FERRO, C.L.D; FIABANI, L.A.S. A exclusão digital dos idosos: uma busca por caminhos possíveis. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 20. , 2023, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 50-54. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2023.236446.
World Health Organization (WHO). The fifty-eighth world health assembly: eHealth. Genebra: WHO; 2005. Disponível em: https://apps.who.int/gb/ebwha/pdf_files/wha58-rec1/english/a58_2005_rec1-en.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution
