Tecnologias na informação na educação em saúde: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9176.2025v30e13414

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde da população, Tecnologia da informação

Resumo

A combinação da saúde com as tecnologias da informação e comunicação produziu novos conceitos, tais como telemedicina, telessaúde, eHealth e mHealth. A Educação em Saúde associada à recursos eletrônicos de aprendizagem resultam em uma assimilação de conhecimento de longo prazo, além de poder ser compartilhado e propiciar uma ampla abrangência. O objetivo deste artigo é conhecer as tecnologias de informação e comunicação para atividades de educação em saúde, no período de 2013 à 2023. A metodologia adotada é a revisão integrativa que utilizou protocolo PRISMA e estratégia PICO para formular a pergunta norteadora: “Quais as contribuições das tecnologias da informação na educação em saúde para população?”. As bases de dados utilizadas foram: Literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (PubMed®/Medline), Scopus, Web of Science, Science Direct e Scopus, com os descritores “Tecnologia da Informação”, “Educação em Saúde” e “Saúde da População”. Como resultado, foram encontrados 1335 estudos, dos quais nove foram selecionados para a amostra final, todos em inglês e provenientes principalmente das bases Scopus (66,67%) e Science Direct (33,33%). Dentre as estratégias educacionais, a criação de aplicativos (55,5%) foi predominante, seguida pelo uso de vídeos (22,2%) e outros estudos exploraram jogos eletrônicos e mídias sociais. A conclusão da pesquisa é que o uso de programas, mídias sociais, vídeos e jogos revelou-se eficaz na capacitação e promoção da saúde, fortalecendo o papel ativo dos usuários. A integração de tecnologias na educação em saúde é uma estratégia valiosa para uma sociedade mais informada e saudável.

Biografia do Autor

Flávia Ribeiro Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeira, Mestra em atenção à saúde pela UFTM, Doutoranda em Atenção à saúde, Especialista em estratégia saúde da família, Enfermeira da ESF na Prefeitura Municipal de Uberaba e membro do grupo de pesquisa ciclos de vida, família e contexto social (CIFACS).

Fernanda Ribeiro Alves Manzan, Prefeitura Municipal de Uberaba

Psicóloga, Mestra em psicologia em UFTM, Especialista em saúde mental, Especializando em psicologia jurídica, Psicóloga na Prefeitura Municipal de Uberaba.

Ana Luisa Zanardo Buso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família na Prefeitura de Uberaba. Doutoranda e mestre em Atenção à Saúde pela UFTM. Especialista em Saúde do Idoso pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional da UFTM. Graduada em Enfermagem pela UFTM.

Álvaro da Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeiro, Mestre em administração em serviços de saúde, Doutor em ciências sociais, Pós Doutor em serviço social, Professor associado do PPGAS da UFTM.

Célia Maria Oliveira Carvalho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Médica, Especialista em medicina da família e comunidade homeopática, Especialista em preceptoria para residência médica no SUS, Preceptora de saúde coletiva dos alunos do nono período de medicina da Universidade de Uberaba, Coordenadora do nono período de saúde coletiva da Universidade de Uberaba, Mestranda em psicologia na UFTM.

Moises Fernando Barbosa de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Psicólogo pela Universidade Federal de Uberaba, Mestrando pela UFTM e membro do grupo de pesquisa ciclos de vida, família e contexto social (CIFACS).

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Alves, F. R., Manzan, F. R. A., Buso, A. L. Z., Santos, Álvaro da S., Carvalho, C. M. O., & Rodrigues, M. F. B. de S. (2025). Tecnologias na informação na educação em saúde: uma revisão integrativa. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 30, 40–50. https://doi.org/10.17765/2176-9176.2025v30e13414

Edição

Seção

Artigos de Revisão