<b>Fatores Que Podem Influenciar na Rotatividade de Pessoal: Um Estudo de Caso na Rede de Supermercados de Londrina

  • Anderson Soncini Pelissari Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Márcio Dellovo Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR
  • Demerston Diniz Siqueira Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR
  • Emerson Barusso Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR
  • Leandro Aparecido de Almeida Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR
Palavras-chave: Rotatividade de Pessoal. Motivação. Varejo.

Resumo

Este estudo privilegia a análise dos fatores que podem influenciar na rotatividade de funcionários na Rede de Supermercados de Londrina (RSL). Para que essa investigação fosse possível, este estudo fez uso da pesquisa bibliográfica, descritiva conclusiva e da técnica de estudo de caso, com amostragem não probabilística por conveniência, utilizando como ferramenta de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas fechadas para as operadoras de caixa de sete lojas da rede. O índice de satisfação diagnosticado nesta pesquisa revelou que as funcionárias não deixariam a empresa para trabalhar em uma concorrente e que valorizam o clima positivo e boas instalações físicas no trabalho, de forma a não terem interesse em sair da empresa. PALAVRAS-CHAVE: Rotatividade de Pessoal; Motivação; Varejo.

Biografia do Autor

Anderson Soncini Pelissari, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Doutor em Engenharia de Produção: na área de Estratégias e Organizações pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP; Mestre em Engenharia de Produção: na área de Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catrina – UFSC; Docente do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. E-mail: asoncinipelissari@gmail.com
Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; Mestre em Ciências Contábeis, área de concentração: Administração Estratégica pela FUCAPE Business School; Docente Temporária do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. E-mail: gonzalezinayara@gmail.com
Márcio Dellovo, Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR
Pós-graduado em Gestão do Varejo pela Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR. E-mail: comercial_conti@sercomtel.com.br
Demerston Diniz Siqueira, Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR
Pós-graduado em Gestão do Varejo pela Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR. E-mail: sdiniz@sercomtel.com.br; demerston@hotmail.com
Emerson Barusso, Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR
Pós-graduado em Gestão do Varejo pela Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR. E-mail: emersonbarusso@hotmail.com
Leandro Aparecido de Almeida, Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR
Pós-graduado em Gestão do Varejo pela Pontificia Universidade Catolica do Paraná - PUCPR. E-mail: sdiniz@sercomtel.com.br
Publicado
2011-08-11
Seção
Artigos Originais