Dificuldades dos Estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública
Palavras-chave:
Dificuldades, Estudantes, Ensino Superior, Ciências Contábeis.
Resumo
Este estudo investiga a composição das dificuldades dos estudantes de Ciências Contábeis. Num primeiro momento, faz-se um levantamento da literatura que discute o assunto e procura compreender como se desenvolve o processo de ensino no Brasil. Constata-se que existem normas pré-estabelecidas e um conjunto de procedimentos que norteiam a transmissão do conhecimento ao aluno, e, num segundo momento, investiga-se o processo de ensino, na perspectiva do professor e do estudante. Identifica-se, em alguns aspectos, a existência de interesses controversos, dentre eles a visão inicial do estudante sobre o curso e sua formação e a postura do professor em sala de aula, no desenvolvimento do conteúdo dissociado das necessidades de estudantes e mercado de trabalho. De natureza descritiva e tipologia bibliográfica, a pesquisa evidencia os resultados por meio da estatística descritiva que foram obtidos por meio de survey numa amostra de 134 questionários válidos e relacionam-se as dificuldades dos estudantes ao compartilhamento do tempo disponível com atividades diversas e, de certo modo, as finanças pessoais e a compreensão do conteúdo ministrado.
Publicado
2011-03-24
Edição
Seção
Artigos Originais
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