<b>Dificuldades dos Estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública

  • Laurindo Panucci-Filho Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Ademir Clemente Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Alceu Souza Pontíficia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná – UFPR
Palavras-chave: Dificuldades, Estudantes, Ensino Superior, Ciências Contábeis.

Resumo

Este estudo investiga a composição das dificuldades dos estudantes de Ciências Contábeis. Num primeiro momento, faz-se um levantamento da literatura que discute o assunto e procura compreender como se desenvolve o processo de ensino no Brasil. Constata-se que existem normas pré-estabelecidas e um conjunto de procedimentos que norteiam a transmissão do conhecimento ao aluno, e, num segundo momento, investiga-se o processo de ensino, na perspectiva do professor e do estudante. Identifica-se, em alguns aspectos, a existência de interesses controversos, dentre eles a visão inicial do estudante sobre o curso e sua formação e a postura do professor em sala de aula, no desenvolvimento do conteúdo dissociado das necessidades de estudantes e mercado de trabalho. De natureza descritiva e tipologia bibliográfica, a pesquisa evidencia os resultados por meio da estatística descritiva que foram obtidos por meio de survey numa amostra de 134 questionários válidos e relacionam-se as dificuldades dos estudantes ao compartilhamento do tempo disponível com atividades diversas e, de certo modo, as finanças pessoais e a compreensão do conteúdo ministrado.

Biografia do Autor

Laurindo Panucci-Filho, Universidade Federal do Paraná – UFPR
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Faculdade Cidade Verde – FCV; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: laurindopanucci@hotmail.com
Ademir Clemente, Universidade Federal do Paraná – UFPR
Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Docente adjunto no Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR. E-mail: ademir@ufpr.br
Alceu Souza, Pontíficia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV-SP; Mestre em Systems Design pela University of Waterloo - Ontário – Canadá; Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Docente Titular da Pontíficia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR. E-mail: alceu.souza@pucpr.br
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal do Paraná – UFPR
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - FEA/USP; Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina – UEL; Coordenadora e Docente do Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR; Docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná – UFPR; Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Controle Gerencial e Teorias Organizacionais Aplicadas (CNPq). E-mail: marciabortolocci@ufpr.br
Publicado
2011-03-24
Seção
Artigos Originais