Educação Pública e a Metodologia de Ensino

  • Daniel Mantovani Universidade Federal do Paraná
  • Maria Fátima Menegazzo Nicodem Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Professor, Educação, Qualidade

Resumo

A qualidade do professor é medida em sala de aula, principalmente pela sua organização, desenvolvimento teórico e prático voltado ao método de ensino, devendo evitar a evasão e a repetência escolar que constitui como uns dos mais graves problemas vivenciados pela atual educação brasileira. Isso ocorre devido ao rigor das avaliações educacionais em salas de aula, que se propõe como principal objetivo procurar medir com precisão a capacidade intelectual dos alunos. Os objetivos propostos por este estudo foram conhecer o perfil do professor do ensino público fundamental frente a seus alunos das 7ª e 8ª séries, disciplinas das áreas de exatas (matemática), humanas (inglês) e sociais (história) nas cidades de Medianeira, região oeste do Paraná, e Curitiba, capital do Estado do Paraná. O questionário proposto mostrou-se eficiente para obtenção dos resultados, para que pudéssemos realizar algumas discussões de grande valia sobre o sistema educacional. Notamos que a fraca educação recebida durante a graduação faz do futuro educador um professor sem preparo para enfrentar salas de 30 a 40 pessoas com diferentes crenças sociais e religiosas e que muitos dos professores demonstram desinteresse por seus alunos e pela forma com a qual irão absorver conhecimento.

Biografia do Autor

Daniel Mantovani, Universidade Federal do Paraná
Especialista em Métodos e Técnicas de Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR / Convênio UAB.
Maria Fátima Menegazzo Nicodem, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutora em Educação; Docente e Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica - UTFPR-MD.
Publicado
2013-10-29
Seção
Artigos Originais