O Curso de Ciências Contábeis das Universidades Federais e a Auditoria: uma análise dos aspectos curriculares

  • Sandro Vieira Soares Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • José Guilherme Soares Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Jovani Lanzarin Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria Denize Henrique Casagrande Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Curso de Ciências Contábeis, Auditoria, Aspectos Curriculares

Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever quais aspectos de Auditoria são tratados nos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo, com uma abordagem qualitativa de dados, na qual foram analisados ementas e programas de 24 cursos de Ciências Contábeis. A coleta de dados deu-se no segundo semestre de 2010, cujos resultados apontam, pela amostragem, que os cursos de Ciências Contábeis das universidades federais do Centro-Oeste possuem o maior índice de oferta de disciplinas ligadas à Auditoria em seus currículos. As nomenclaturas mais utilizadas nas disciplinas foram Auditoria I e II (50%) – quando ofertadas em dois semestres; Auditoria (43%) – quando ofertada em um único semestre; Auditoria Governamental (26%); além das disciplinas de Auditoria Pública e Auditoria Fiscal, ofertadas em 10% dos cursos cada; e Auditoria de Mercado de Capitais; Auditoria Privada; Auditoria de Tributos; Auditoria Empresarial; Prática de Auditoria; e Tópicos Contemporâneos de Auditoria, cada uma com ocorrência em apenas um curso. Os conteúdos mais recorrentes nas ementas das disciplinas foram Conceitos Básicos de Auditoria (100%); Procedimentos e Técnicas de Auditoria (92%); Relatórios de Auditoria e Tipos de Auditoria com 88% de ocorrência cada; e os conteúdos menos recorrentes foram Erros e Fraudes (21%) e Prática de Auditoria (25%).

Biografia do Autor

Sandro Vieira Soares, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Departamento de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Santa Catarina
José Guilherme Soares, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Departamento de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Santa Catarina
Jovani Lanzarin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Departamento de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Santa Catarina
Maria Denize Henrique Casagrande, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Departamento de Ciências Contábeis - Universidade Federal de Santa Catarina
Publicado
2012-04-10
Seção
Artigos Originais