Capital intelectual - a nova e definitiva riqueza organizacional

  • Adriana Regina Sala UEM / CESUMAR / UNIFAMMA
  • Haudrey Luciane Sala Fregadoli UEM
  • Lucilene Guimarães Leonel UEM
Palavras-chave: capital intelectual, riquesa organizacional

Resumo

O trabalho organizacional buscou ao longo de um tempo retirar o poder de participação do trabalhador na realização e no resultado do seu trabalho. Primeiro aproveitando as máquinas industriais no lugar das ferramentas artesanais e obrigando o trabalhador a sair de sua casa para trabalhar. Depois diminuindo de tal maneira a sua participação no trabalho, através da divisão das tarefas, que o alienasse completamente das "coisas" da administração e utilizasse bem os seus braços. Hoje, os números de organizações são muito maiores, praticamente não existem mais fronteiras comerciais e as máquinas... Bem, as máquinas todos os concorrentes têm as mesmas. A competição passa a ser ganha, então, por quem "pilota" a máquina. O modelo do "trabalhador-braço" não interessa mais; o que ele tem entro de sua cabeça é o que faz a diferença. Só que, ao contrário das tangíveis ferramentas de trabalho retiradas pela força o poder econômico, dessa vez, excluindo processos cirúrgicos forçados, o "trabalhador-cérebro" vai precisar concordar em expor o seu intelecto. O mundo cada vez mais exigirá pessoas capazes, inteligentes. Pessoas que mostram a diferença através de resultados operacionais, estas, terão cada vez mais o mercado de trabalho e principalmente incrementando os ativos intangíveis das organizações.

Biografia do Autor

Adriana Regina Sala, UEM / CESUMAR / UNIFAMMA
Graduada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM em Ciências Contábeis. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Doutoranda em Gestão de Empresas da University of Central Europe - Vevey - Switzerland. Docente do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR no Curso de Ciências Contábeis. Docente das Faculdades Maringá no Curso de Administração. Docente das faculdades UNIFAMMA no Curso de Administração
Haudrey Luciane Sala Fregadoli, UEM
Graduada pela Universidade Estadual de maringá - UEM. Tecnóloga em Processamentos de Dados e Administração de Empresas. Especialista em Consultoria em Gestão Financeira e Doutoranda em Gestão de Empresas da University of Central Europe - Vevey - Switzerland.
Lucilene Guimarães Leonel, UEM
Graduada pela Universidade Estadual de maringá - UEM. Especialista em Consultoria em Gestão Financeira e Doutoranda em Gestão de Empresas da University of Central Europe - Vevey - Switzerland. Docente do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR no Curso de Ciências Contábeis. Docente das Faculdades Maringá no Curso de Administração. Docente das faculdades UNIFAMMA no Curso de Administração.
Publicado
2007-07-25
Seção
Artigos Originais