Os Desafios Mercadológicos e de Posicionamento dos Vinhos Orgânicos Brasileiros

Autores

  • Paulo Hayashi Junior Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Gustavo Abib Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - EA/UFRGS; Docente da Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Maria Marlene Bourscheid Facinter/Uninter

Palavras-chave:

Vinho Orgânico, Vinho Convencional, Posicionamento Estratégico, Comportamento do Consumidornamento estratégico, comportamento do consumidor

Resumo

A inserção de novos produtos é sempre uma preocupação para as empresas. Todavia, o posicionamento diferenciado em termos de produto e mercado é visto como uma maneira propícia à sobrevivência e ao próprio sucesso da organização. O presente trabalho procura compreender o posicionamento estratégico de dois vinhos orgânicos nacionais, bem como a percepção e o comportamento do consumo dos clientes. O método qualitativo é utilizado, permitindo aprofundamentos sobre o fenômeno. Vinho orgânico, ainda que seja novidade no mercado, tem um longo caminho ainda a ser percorrido. A educação dos clientes e a maior conscientização e percepção sobre seus benefícios superiores em relação ao vinho convencional são apenas alguns dos desafios.

Biografia do Autor

Paulo Hayashi Junior, Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - EA/UFRGS; Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; E-mail: paulo.hayashi@hotmail.com

Gustavo Abib, Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - EA/UFRGS; Docente da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - EA/UFRGS; Docente da Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - EA/UFRGS; Docente da Universidade Federal do Paraná – UFPR..

Maria Marlene Bourscheid, Facinter/Uninter

Especialista em Gestão Pública e Gerência de Cidades; Facinter/Uninter

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Publicado

2013-05-06

Como Citar

Hayashi Junior, P., Abib, G., & Bourscheid, M. M. (2013). Os Desafios Mercadológicos e de Posicionamento dos Vinhos Orgânicos Brasileiros. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/2238

Edição

Seção

Artigos Originais