Decisão de Compra das Classes A/B em Supermercados
Palavras-chave:
Hábitos de Consumo, Segurança Alimentar, Informações Nutricionais, Alimentação, Comportamento do Consumidor
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento de compra dos consumidores de classe média e alta em supermercados. Para tanto, foi conduzido um estudo quantitativo-descritivo junto a pessoas das classes A e B, responsáveis pela compra de alimentos de sua família, moradores da zona urbana de Campo Grande - MS, durante o primeiro semestre de 2011, usando um questionário estruturado. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados mostram que as variáveis mais importantes na escolha dos alimentos em supermercados são: limpeza da loja, embalagens sem defeitos e dentro do prazo de validade e condição de resfriamento ou congelamento dos alimentos. Foram identificados cinco fatores: segurança alimentar [Fator 1], o mais importante para os consumidores; preço [Fator 3], conveniência [Fator 4] e ambiente [Fator 5], considerados de média importância e com a mesma relevância para os entrevistados; informações nutricionais [Fator 2], o fator menos importante.
Publicado
2013-11-25
Edição
Seção
Artigos Originais
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