A Utilização de Hedge Pelas Empresas Brasileiras Listadas no Segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA
Palavras-chave:
Risco, Derivativo, Hedge, Novo Mercado, BM&FBovespa
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar a utilização de hedge pelas empresas brasileiras do segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, bem como a finalidade do mesmo. Para atingir o objetivo realizou-se pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, mediante informações divulgadas pelas empresas no sitio da BM&FBovespa, das quais analisou-se as demonstrações contábeis e notas explicativas dos anos de 2010 e 2011, buscando identificar o uso de hedge e sua finalidade, nas empresas integrantes da amostra. A população compreendeu 129 empresas, destas foram excluídas 19 do setor financeiro. A amostra inicial foi de 110 empresas, sendo duas excluídas, uma por só ter dados de 2011 e a outra pelo fato de ter iniciado as atividades no ano de 2012. Os achados evidenciaram que no período estudado houve uma considerável utilização de hedge pelo segmento, destacando-se o setor de Consumo Não Cíclico com maior utilização; o setor de Construção e Transporte com menor utilização; e o setor de Tecnologia da Informação pela não utilização de hedge. Destaca-se ainda que tanto no exercício de 2010 quanto de 2011, as empresas que utilizaram hedge com a finalidade de proteger ativos ou passivos das exposições aos riscos relacionados à variação cambial, oscilações de moedas estrangeiras e/ou taxa de juros. Assim, com base nos achados da pesquisa, conclui-se que a utilização de hedge pelas empresas integrantes do segmento Novo Mercado da BM&FBovespa cresceu, com exceção ao setor de Tecnologia da Informação, e que as mesmas utilizam com a finalidade de proteção de ativos e passivos.
Publicado
2013-11-25
Edição
Seção
Artigos Originais
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