Aspectos Teóricos e Metodológicos da Formação da Subjetividade na Contemporaneidade: Uma Abordagem Sociológica

  • Fabricio Antonio Deffacci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Antonio Alberto Brunetta Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
Palavras-chave: Teoria Sociológica, Sociologia Contemporânea, Sociabilidade, Identidade Social, Fitoterapia

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer a análise dos usuários de plantas medicinais da cidade de São Carlos, SP, partindo das novas formulações sociológicas acerca das relações sociais no mundo contemporâneo. A construção das subjetividades em nossa época é demarcada por um movimento ininterrupto e cambiante, em vista do qual as interações sociais tornam-se dinâmicas. A partir deste pressuposto teórico, desenvolvido nos dois primeiros pontos do trabalho, indicaremos a organização social dos usuários de plantas medicinais como uma rede de sociabilidade, em vista da qual os sujeitos envolvidos constituem suas subjetividades de modo fluído. A concepção de rede, inerente ao debate sociológico contemporâneo, contribui para se pensar as novas formas de organização social no mundo contemporâneo. Para tanto, utilizamos os referenciais bibliográficos seguidos da abordagem concreta, a qual se sustenta em entrevistas abertas e observação da realidade investigada.

Biografia do Autor

Fabricio Antonio Deffacci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara, SP; Docente de Ciência Política na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. E-mail: fabricioad@uems.br
Antonio Alberto Brunetta, Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara, SP; Docente de Sociologia na Universidade Federal Fronteira do Sul – UFFS, campus Chapecó/SC.
Publicado
2014-06-30
Seção
Artigos Originais