As Implicações do ato da leitura na vida dos acadêmicos do curso de Serviço Social

  • Jefferson Gustavo dos Santos Campos CESUMAR
  • Wilmara Rocha Eleotério Lima CESUMAR
  • Cristina Herold Constantino CESUMAR
Palavras-chave: Serviço Social, aquisição da leitura, interação com o mundo

Resumo

Analisando as dificuldades encontradas no decorrer do ato da leitura, visto que essas são gerais e comuns entre os indivíduos de nossa sociedade contemporânea, foi possível observar que o déficit do ato de ler tem relevância significativa na vida de muitos acadêmicos do Cesumar. Nesta pesquisa, enfocando-se o primeiro ano do Curso de Serviço Social, buscou-se provar, por intermédio de embasamentos teóricos e levantamentos práticos, que a leitura, quando realizada de maneira não proveitosa, pode acarretar má formação do profissional desta área. Partindo de um conceito geral de leitura, o presente artigo tem como objetivo maior provar às pessoas a importância do ato de ler em sua plenitude e conscientizá-las quanto a isso, ou seja, de que a leitura deve ser feita de uma forma íntima, individual, capaz de permitir ao leitor um ato que não se resuma na simples decodificação de signos lingüísticos, mas transcenda as barreiras dos significados, levando-o a uma interação com o texto, contexto e vivência. Temos como objetivo, também, colaborar com o curso em estudo, apontando uma nova proposta, que possibilite aos discentes melhor aproveitamento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, por intermédio de uma leitura proveitosa.

Biografia do Autor

Jefferson Gustavo dos Santos Campos, CESUMAR
Acadêmico do Curso de Letras Português - Espanhol do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Wilmara Rocha Eleotério Lima, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Letras Português - Inglês do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR
Cristina Herold Constantino, CESUMAR
Orientadora, Mestre em Sócio-Lingüística e Docente do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR.
Publicado
2007-07-27
Seção
Artigos Originais