Alinhamento das Competências e Estratégias: Framework do Balanced Scorecard e Cadeia de Valor

  • Henrique Martins Galvão FEA-USP
  • Edison Fernandes Polo FEA-USP
  • Hamilton Luiz Corrêa FEA-USP
  • Ricardo Galvão Guimarães FEA-USP
Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional, Balanced Scorecard, Competências, Estratégias Emergentes, Estratégias Genéricas

Resumo

O presente estudo buscou compreender as nuances acerca da aplicação das competências organizacionais e essenciais que possibilitam à organização alcançar uma posição competitiva. O estudo propõe alinhar as competências com as estratégias genéricas. Para alcançar esse objetivo foi desenvolvido um framework relacionando o Balanced Scorecard com o posicionamento estratégico da empresa. O BSC se mostrou relevante para apoiar a organização na escolha das estratégias emergentes, sustentadas pelas descobertas e aprimoramentos das competências organizacionais visando torná-las essenciais. O presente estudo utilizou a metodologia de pesquisa exploratória e explicativa, subsidiando as bases para proposição de dois modelos. Num primeiro momento é desenvolvido o modelo que alinha o BSC com as estratégias genéricas e as competências essenciais e, no segundo momento, é desenvolvido, na forma de mapa estratégico, o modelo do alinhamento das estratégias com a cadeia de valor, cuja influencia ocorre por meio da adoção do BSC. Os modelos atenderam as expectativas de estudo, na medida em que evidenciaram a relevância do BSC e da Cadeia de Valor para promover aprendizagem organizacional e melhoria dos processos. Outra vantagem foi a constatação de que ambos os modelos permitem a reavaliação das estratégias genéricas pela descoberta das competências essenciais. Assim, evidenciou-se que o realinhamento das estratégias com as competências favorecem o posicionamento estratégico, tanto para a criação de valor como para a sustentação da vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Henrique Martins Galvão, FEA-USP
Doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP; Docente e Coordenador de graduação em Administração pelas Faculdades Integradas Teresa D’Avila – FATEA Salesianas
Edison Fernandes Polo, FEA-USP
Livre-Docente em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP; Docente Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP
Hamilton Luiz Corrêa, FEA-USP
Doutorado em Administração pela USP e Pós-Doutorado pela Found Leon Bekaert, Bélgica; Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP
Ricardo Galvão Guimarães, FEA-USP
Graduação e mestrado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP
Publicado
2014-06-16
Seção
Artigos Originais