<b>A Importância da Marca da Instituição de Ensino Superior na Escolha de um Curso de Pós-Graduação <i>Lato Sensu</i>

  • Edson Roberto Scharf FURB Universidade de Blumenau
  • Marcia Regina Santiago Scarpin Fundação Getúlio Vargas - São Paulo
Palavras-chave: Criação de Valor para a Marca, Instituições de Ensino Superior, Marca, Pós-Graduação Lato Sensu, Reconhecimento da Marca

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os construtos que criam valor para a marca de uma instituição de ensino superior (IES) na escolha de cursos de pós-graduação lato sensu presenciais de uma universidade catarinense, considerada uma das mais relevantes do estado na avaliação do tripé ensino-pesquisa-extensão. Para tanto foi utilizada uma pesquisa descritiva do tipo survey com abordagem quantitativa. Os dados foram analisados de forma multivariada com o uso de regressão linear múltipla. Foram avaliadas as variáveis independentes resultantes dessa análise. Os principais resultados implicam em identificar que os construtos relacionados à instituição de ensino e ao mercado de trabalho auxiliam a criar valor para a marca da IES estudada no ambiente empresarial. Especificamente, as variáveis independentes ‘percepção da qualidade do serviço educacional’, ‘valor do diploma da universidade no mercado de trabalho’ e ‘empregabilidade do curso escolhido’ demonstram ser relevantes para a comunicação da universidade e para os esforços estratégicos mercadológicos visando o brand awareness.

Biografia do Autor

Edson Roberto Scharf, FURB Universidade de Blumenau
Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (Estratégias de Marketing e Teoria de Marketing) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas na FURB - Universidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
Marcia Regina Santiago Scarpin, Fundação Getúlio Vargas - São Paulo
Doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil
Publicado
2014-09-08
Seção
Artigos Originais