Fatores que influem na motivação de professores da rede estadual de ensino, no exercício do magistério na cidade de Maringá-pr
Palavras-chave:
Educação, motivação e professor
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar os aspectos que interferem na motivação de professores da rede pública dos ensinos médio e fundamental na cidade de Maringá - PR, bem como levantar possíveis soluções para a realidade verificada, na ótica dos professores. Neste sentido, o trabalho seguiu o modelo de pesquisa caracterizado como descritivo por Severino (2002). A amostra foi constituída por onze professores, sendo quatro do ensino fundamental e sete de ensino médio, todos do período diurno, com no mínimo três anos e no máximo trinta anos de magistério. Após a aplicação do questionário, verificou-se como resultado que o fator “salário” não ficou como o elemento que mais contribuiu para a desmotivação dos professores. Conforme os resultados, a desmotivação tinha com principal causa a realidade escolar, que, por sua vez, é reflexo de toda uma relação política, social e cultural que se encontra em crise, provocando efeitos negativos no âmbito educacional. Segundo a visão dos professores, é necessário promover mudanças em nível de conscientização da família e da comunidade, no sentido de estas assumirem o seu papel de educar junto com a escola, bem como a reestruturação das políticas educacionais e a implantação da educação continuada (atualizações/especializações) para os professores, de modo que estes tragam idéias novas e projetos inovadores para o seio da escola. Os professores entendem ser-lhes necessário primeiro motivar-se, inovar, ousar, criar, recriar, persistir, pois assim, motivar e educar “o homem do amanhã” (grifo nosso), será uma tarefa bem mais fácil.
Publicado
2007-07-27
Edição
Seção
Artigos Originais
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