A Violência e a Violência Escolar: Múltiplos Olhares e Diferentes Formas de Abordagem

Autores

  • Liliane Pereira de Souza

Palavras-chave:

Escola, Professores, Violência

Resumo

O objetivo deste texto é abordar o fenômeno histórico e atual da violência escolar através de uma reflexão sobre a violência como um processo enraizado histórico, político e cultural. Assim, tem-se uma visão ampla do fenômeno e de como ele é construído pela humanidade. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como aporte autores como Porto (2006), Da Matta (1982), Bourdieu (2001), Silva (2006), dentre outros. Evidenciou-se que as violências que acontecem intramuros nas escolas são reflexos das violências cotidianas e naturalizadas, e que se perpetua o vasto processo de associação entre pobreza e violência, não considerando seus vários aspectos. A aceitação das desigualdades dificulta as possibilidades para prevenir/amenizar as mais diversas manifestações de violência.

Biografia do Autor

Liliane Pereira de Souza

Doutoranda em Educação; Docente Adjunta das faculdades FCG e FACSUL e Docente Formadora na EAD da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

de Souza, L. P. (2015). A Violência e a Violência Escolar: Múltiplos Olhares e Diferentes Formas de Abordagem. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3154

Edição

Seção

Artigos Originais