A Violência e a Violência Escolar: Múltiplos Olhares e Diferentes Formas de Abordagem
Palavras-chave:
Escola, Professores, ViolênciaResumo
O objetivo deste texto é abordar o fenômeno histórico e atual da violência escolar através de uma reflexão sobre a violência como um processo enraizado histórico, político e cultural. Assim, tem-se uma visão ampla do fenômeno e de como ele é construído pela humanidade. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como aporte autores como Porto (2006), Da Matta (1982), Bourdieu (2001), Silva (2006), dentre outros. Evidenciou-se que as violências que acontecem intramuros nas escolas são reflexos das violências cotidianas e naturalizadas, e que se perpetua o vasto processo de associação entre pobreza e violência, não considerando seus vários aspectos. A aceitação das desigualdades dificulta as possibilidades para prevenir/amenizar as mais diversas manifestações de violência.Downloads
Publicado
2015-08-07
Como Citar
de Souza, L. P. (2015). A Violência e a Violência Escolar: Múltiplos Olhares e Diferentes Formas de Abordagem. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3154
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.