Vida e Morte da Pequena Empresa no Brasil: Aspectos Conceituais e Contextuais com Vistas ao Reposicionamento Estratégico

  • Fernanda Portes Alves Universidade Metodista de São Paulo
  • Wellington Teixeira Lisboa Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Cluster, Gestão, Pequena Empresa Brasileira

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama sobre as pequenas empresas no Brasil, priorizando aspectos teóricos e contextuais que definam a sua importância no cenário econômico nacional. Assim, discute-se o relativo conceito de pequena empresa, problematizado por muitos autores e sob perspectivas variadas, para posteriormente apresentar os aportes bibliográficos sistematizados por autores nacionais que se debruçam sobre as peculiaridades da pequena empresa brasileira. Com base em interpretações de pesquisas disponibilizadas por diversas instituições que mapeiam o crescimento institucional e a falência dos pequenos empreendimentos, expõem-se os fatores que demandam reposicionamento estratégico dessas organizações. Por fim, explora-se a abordagem do conceito de cluster empresarial, pontuando como essa iniciativa pode fortalecer, de forma estratégica e atendendo a perspectivas temporais de vitalidade mercadológica, os negócios de pequeno porte no Brasil.

Biografia do Autor

Fernanda Portes Alves, Universidade Metodista de São Paulo
Pós-Graduanda em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela Universidade Católica de Santos
Wellington Teixeira Lisboa, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Docente e pesquisador na Universidade Católica de Santos
Publicado
2014-12-08
Seção
Artigos de Revisão