Usabilidade: Avaliação de uma Escala de Medição em Sistema de Matrícula On-Line em uma Universidade Pública

  • Andrea Kaliany da Costa Lima UERN/PUCPR
  • Francisco Carlos Carvalho de Melo UERN/PUCPR
  • José Sueldo Câmara Ferreira UERN/PUCPR
  • Maria Alexandra Cunha EAESP/ FGV
Palavras-chave: Análise Fatorial Confirmatória, Universidade Pública, Usabilidadade

Resumo

Com a disseminação do uso de tecnologias da informação via web, cresce o interesse pelo desenvolvimento de estudos sobre usabilidade de software, termo que se refere ao grau de facilidade ou dificuldade que o usuário tem de entender o que está sendo apresentado na interface. O presente estudo tem como objetivo avaliar quais os atributos de usabilidade de sistemas de matrícula on-line são considerados mais importantes na opinião de alunos de cursos de graduação em uma universidade pública. O instrumento de pesquisa foi respondido por 360 alunos de cursos de graduação da UERN, analisado por meio da Análise Fatorial Confirmatória. A análise identificou que existem três atributos, na percepção dos alunos, para o uso do sistema de matrícula on-line em uma universidade pública: performance, aprendizagem e flexibilidade, destacando-se o atributo performance.

Biografia do Autor

Andrea Kaliany da Costa Lima, UERN/PUCPR
Docente do Curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD/PUCPR).
Francisco Carlos Carvalho de Melo, UERN/PUCPR
Docente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD/PUCPR).
José Sueldo Câmara Ferreira, UERN/PUCPR
Docente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD/PUCPR).
Maria Alexandra Cunha, EAESP/ FGV
Docente na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)
Publicado
2015-08-07
Seção
Artigos Originais