Escola Família Agrícola, Pedagogia da Alternância, Qualidade de Vida e Perspectivas Futuras dos Alunos: O Caso da EFA/Castelo, Espírito Santo

Autores

  • Sharinna Venturim Zanuncio Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo
  • Flávia Venturim Zanuncio Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola Família Agrícola, Jovem do Campo, Pedagogia da Alternância, Qualidade de Vida

Resumo

A Escola Família Agrícola e a metodologia por ela utilizada, a Pedagogia da Alternância, é uma forma de proporcionar uma educação do campo que valorize os aspectos culturais, sociais, comunitários, políticos e religiosos principalmente dos jovens rurais, proporcionando-lhes condições igualitárias para um futuro com qualidade de vida, para estes e suas famílias. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar as contribuições da Pedagogia da Alternância, na Escola Família Agrícola de Castelo (ES), na qualidade de vida dos alunos do quarto ano desta escola, assim como a valorização do homem do campo, presente e futura, sob a ótica desses alunos. Para alcance do objetivo foram utilizados como ferramentas de coleta de dados questionários estruturados, aplicados à diretora da Instituição e aos alunos do quarto ano da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio com o Curso Técnico em Agropecuária da EFA/Castelo. Os dados foram organizados por meio de descrição, considerando as relatividades aos respectivos objetivos e por fim foram submetidos à leitura comparativa de conteúdo, de forma a atender os objetivos propostos. Pôde-se perceber que a EFA/Castelo e sua metodologia utilizada foram de fundamental importância no desenvolvimento educacional e pessoal dos sujeitos dessa pesquisa, proporcionando-lhes novos aprendizados e oportunidades, aplicando a teoria aprendida na escola em sua vida diária nas propriedades, valorizando o homem do campo e seus conhecimentos, proporcionando a esses jovens uma educação do campo, com dignidade e oportunidades, objetivando sua permanência no campo com qualidade de vida.

Biografia do Autor

Sharinna Venturim Zanuncio, Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV), Viçosa, MG, Brasil; Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV ); e Licenciada em Biologia pelo Instituto de Educação e Tecnologia (INET), Salvador, BA, Brasil.

Flávia Venturim Zanuncio, Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo

Graduanda em Engenharia de Produção na Faculdade Multivix - Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brasil

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Publicado

2015-08-07

Como Citar

Venturim Zanuncio, S., & Venturim Zanuncio, F. (2015). Escola Família Agrícola, Pedagogia da Alternância, Qualidade de Vida e Perspectivas Futuras dos Alunos: O Caso da EFA/Castelo, Espírito Santo. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3729

Edição

Seção

Artigos Originais