Capacitação para o Uso das Novas Tecnologias na Formação Inicial e Continuada de Professores

  • Alessandra Dutra UTFPR Londrina
  • Adriana Garcia UTFPR
  • Nevton de Liz UTFPR
  • Anieli de Fátima Miguel UTFPR Londrina
  • Deived Oliveira UTFPR Londrina
  • Denise da Silva de Oliveira UTFPR Londrina
  • Débora Maria Proença UTFPR Londrina
  • Debora Graciela Radenti UTFPR Londrina
Palavras-chave: Formação Inicial, Novas Tecnologias, Prática Pedagógica

Resumo

A atual sociedade tecnológica requer do professor contemporâneo preparo para o uso das novas tecnologias no contexto escolar, mediado pelo uso de softwares educativos, aplicativos para tecnologia móvel, entre outros. Baseando-se nestas considerações, o presente estudo buscou investigar o perfil de docentes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da cidade de Londrina e região; verificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica destes professores; saber se eles tiveram capacitação para o trabalho com as TIC no contexto escolar durante sua formação inicial e, por fim, analisar a motivação para a realização de cursos de capacitação para aperfeiçoar a sua prática pedagógica. Para isso, são utilizados o tipo de pesquisa descritiva, analítica, bibliográfica e de campo. Os resultados indicaram que a maioria dos entrevistados é experiente e atua no ensino Fundamental e Médio; utiliza o computador, no entanto, quase a metade não usa o laboratório de informática; a maioria não teve capacitação para o emprego das TIC na formação inicial; dos que tiveram, esta não foi suficiente para a construção de saberes tanto teóricos quanto práticos, ou seja, não oportunizou interação entre a abordagem tecnológica e os desafios das práticas educacionais, como recurso inovador no processo de ensino e aprendizagem. Sobre a motivação para aperfeiçoar seu conhecimento para o uso das novas tecnologias por meio da formação continuada, os resultados mostraram que a falta de tempo foi o motivo mais citado.

Biografia do Autor

Alessandra Dutra, UTFPR Londrina
Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina (PR), Brasil; Coordenadora do Mestrado em Ensino da UTFPR; Doutora em Linguística e Língua Portuguesa
Adriana Garcia, UTFPR
Mestrandos em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina (PR), Brasil
Nevton de Liz, UTFPR
Mestrandos em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina (PR), Brasil
Anieli de Fátima Miguel, UTFPR Londrina
Mestrandos em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina (PR), Brasil
Deived Oliveira, UTFPR Londrina
Mestrandos em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina (PR), Brasil
Denise da Silva de Oliveira, UTFPR Londrina
Mestrandos em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina (PR), Brasil
Débora Maria Proença, UTFPR Londrina
Mestrandos em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina (PR), Brasil
Debora Graciela Radenti, UTFPR Londrina
Mestrandos em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Londrina (PR), Brasil
Publicado
2014-12-02
Seção
Artigos Originais