<b>O Marketing Cultural e as Políticas Públicas Voltadas para a Cultura </b>

  • Daniela Müller de Quevedo Universidade Feevale
  • Cássio Schonarth Universidade Feevale
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale
  • Denise Castilhos de Araújo Universidade Feevale
Palavras-chave: Incentivo à Cultura, Marketing Cultural, Responsabilidade Social

Resumo

As empresas que investem em marketing cultural estão obtendo retorno, seja na forma de desconto em impostos como no aumento da visibilidade da marca e na fidelização e prospecção de clientes que se identificam com a imagem que o projeto cultural pode proporcionar à empresa. O objetivo principal deste estudo foi identificar a percepção das empresas financiadoras e produtoras a respeito das leis de incentivo à cultura e as possibilidades de investimentos no segmento cultural. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, onde optou-se pela utilização de coleta de dados com o auxílio de questionários aplicados em empresas que se valem do marketing cultural para se aproximarem de seus clientes e aumentarem sua visibilidade. Os resultados deixaram transparecer que já é uma realidade para as empresas pesquisadas o uso do marketing cultural como ferramenta de conexão entre opiniões que transparecem através de projetos culturais e o que a empresa deseja transmitir como imagem de sua organização ou de sua marca. A associação entre a imagem da empresa ou produto com a experiência do consumidor e o produto cultural oferecido pode ser conseguida através do marketing cultural e as políticas públicas são coadjuvantes neste processo.

Biografia do Autor

Daniela Müller de Quevedo, Universidade Feevale
Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; Docente do Programa de Pós-Graduação Qualidade Ambiental e do Mestrado Profissional em Tecnologia de Materiais da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Cássio Schonarth, Universidade Feevale
Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale
Doutor em Letras, área de concentração Linguística Aplicada; Docente do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Denise Castilhos de Araújo, Universidade Feevale
Doutora em Comunicação Social; Docente titular no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais na da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil.
Publicado
2016-02-10
Seção
Artigos Originais