<b>O Marketing Cultural e as Políticas Públicas Voltadas para a Cultura </b>
Palavras-chave:
Incentivo à Cultura, Marketing Cultural, Responsabilidade Social
Resumo
As empresas que investem em marketing cultural estão obtendo retorno, seja na forma de desconto em impostos como no aumento da visibilidade da marca e na fidelização e prospecção de clientes que se identificam com a imagem que o projeto cultural pode proporcionar à empresa. O objetivo principal deste estudo foi identificar a percepção das empresas financiadoras e produtoras a respeito das leis de incentivo à cultura e as possibilidades de investimentos no segmento cultural. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, onde optou-se pela utilização de coleta de dados com o auxílio de questionários aplicados em empresas que se valem do marketing cultural para se aproximarem de seus clientes e aumentarem sua visibilidade. Os resultados deixaram transparecer que já é uma realidade para as empresas pesquisadas o uso do marketing cultural como ferramenta de conexão entre opiniões que transparecem através de projetos culturais e o que a empresa deseja transmitir como imagem de sua organização ou de sua marca. A associação entre a imagem da empresa ou produto com a experiência do consumidor e o produto cultural oferecido pode ser conseguida através do marketing cultural e as políticas públicas são coadjuvantes neste processo.
Publicado
2016-02-10
Edição
Seção
Artigos Originais
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.