O Direito ao Trabalho no Mundo Globalizado

Autores

  • Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow Faculdades EST

Palavras-chave:

Dignidade Humana, Direitos Humanos, Trabalho

Resumo

As relações de trabalho que estão no âmbito do direito ao trabalho, defendido dentro da alçada dos direitos humanos no mundo globalizado, têm se constituído através da precarização. Basta um breve olhar para os locais de fabricação e se perceberá que os produtos já não são produzidos nos países que os consomem. E, este fato, não é porque a mão de obra é mais qualificada, mas porque as leis trabalhistas e ambientais são mais flexíveis, proporcionando uma forma mais efetiva da exploração da força de trabalho. Neste sentido, parece que há um descompasso entre a perspectiva dos direitos humanos e as relações de trabalho em si. Estas, em linhas gerais, desrespeitam a dignidade humana do/a trabalhador/a e se vinculam apenas à maximização do lucro. Desta forma, o objetivo deste artigo é justamente debater estas questões analisando as relações de trabalho no mundo globalizado e seu alcance como direito humano.

Biografia do Autor

Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow, Faculdades EST

Doutorando em Teologia pela Faculdades EST com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); Faculdades EST.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Strelhow, T. M. P. B. (2015). O Direito ao Trabalho no Mundo Globalizado. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 20(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3890

Edição

Seção

Artigos de Revisão