Alinhando Estratégia e Resultado: Proposta de Balanced Scorecard para uma Pequena Empresa de Comércio Varejista
Palavras-chave:
Estratégia, Planejamento, Balanced Scorecard
Resumo
A complexidade dos negócios aliada à concorrência intensa entre as empresas tem forçado os gestores a desenvolverem estratégias cada vez mais dinâmicas para sustentarem vantagens competitivas. Desta forma, o estudo tem como objetivo desenvolver o Balanced Scorecard (BSC), a partir do planejamento estratégico de uma microempresa varejista, traduzindo a estratégia em objetivos e medidas na perspectiva financeira do consumidor, processos internos e aprendizado e crescimento. Apesar de limitações como falta de planejamento no longo prazo e que apenas indicadores financeiros são atualmente usados, o BSC vem como uma proposta para contribuir na gestão desta microempresa. Como resultados significativos do estudo, destaca-se que o BSC pode fazer com que a empresa se posicione melhor no mercado, buscando excelência no atendimento e resultando em vantagem competitiva. Para tanto, diferentes ações na área financeira, de clientes, de processos internos e aprendizagem e crescimento foram criadas para melhorar o desempenho da empresa no mercado competitivo.
Publicado
2016-08-03
Edição
Seção
Artigos Originais
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.