A literatura infantil a partir das obras de Monteiro Lobato

Autores

  • Geslaine Cristina Tamião Piola CESUMAR
  • Heloisa Toshie Irie Saito CESUMAR

Palavras-chave:

educação, literatura infantil, Monteiro Lobato

Resumo

A literatura infantil tem atualmente uma função formadora, voltada à cultura e à formação crítica dos leitores. Neste sentido, desenvolvemos nos alunos do ensino fundamental de 1ª a 4ª série de uma instituição particular e uma estadual de Maringá, a motivação da leitura através das obras infantis de um clássico escritor brasileiro: Monteiro Lobato. Esse escritor, na década de 1940, quando escreveu suas obras deixou sempre a idéia de que é preciso transformar o Brasil numa potência de leitores críticos e pensantes que atuem na sociedade. Monteiro Lobato, por suas obras, é considerado um clássico na literatura infantil, pois quando o relemos, fazemo-lo com a mesma curiosidade da primeira vez. Com esse caráter transformador trabalhamos com os alunos de forma lúdica e pedagógica, com atividades como contar história e trabalhar com história participativa e leitura de obras clássicas desse escritor, proporcionando um ambiente prazeroso para o aluno construir de forma significativa e duradoura o interesse e o gosto pela leitura, principalmente de obras clássicas, contribuindo assim para a formação de indivíduos críticos e reflexivos.

Biografia do Autor

Geslaine Cristina Tamião Piola, CESUMAR

Acadêmica do Curso de Pedagogia do CESUMAR – Centro Universitário de Maringá, Programa de Iniciação Científica do CESUMAR (PICC).

Heloisa Toshie Irie Saito, CESUMAR

Orientadora e Docente do CESUMAR – Centro Universitário de Maringá

Downloads

Publicado

2007-10-19

Como Citar

Piola, G. C. T., & Saito, H. T. I. (2007). A literatura infantil a partir das obras de Monteiro Lobato. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/489

Edição

Seção

Artigos Originais