Empregabilidade e educação corporativa: um estudo de caso

  • Gláucia de Souza Munhoz Cesumar
Palavras-chave: Empregabilidade, Educação Corporativa, Universidade Corporativa, Employability, Corporate Education, Corporate University.

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa da dissertação de mestrado da autora, aborda as questões da educação corporativa como um salto evolutivo da área de treinamento e desenvolvimento das empresas e da empregabilidade daqueles que nelas atuam, tendo como objetivo detectar e avaliar o nexo entre estas duas concepções, mediante o estudo de caso realizado na Universidade do Varejo (UV) em Maringá, Estado do Paraná. Procuramos analisar convergências, aproximações e divergências da UV em relação ao modelo conceitual de universidade corporativa apresentado por Meister (1999) e identificar quantitativa e qualitativamente a condição de empregabilidade dos participantes dos programas educacionais da UV. Os resultados obtidos permitiram verificar que os participantes dos programas da UV, considerados no contexto estudado, mantiveram-se no emprego ou tiveram facilitada a sua inserção no mercado de trabalho no setor varejista. Pôde-se concluir que há reciprocidade entre empregabilidade e educação corporativa, e que as especificidades a serem detectadas, observadas e avaliadas em cada realidade estudada são o novo desafio para os profissionais de recursos humanos.

Biografia do Autor

Gláucia de Souza Munhoz, Cesumar
Doutora em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP; Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
Publicado
2007-11-20
Seção
Artigos Originais