A conquista da autonomia para a atividade física: uma missão para a Educação Física escolar

  • Claudio Kravchychyn Cesumar
  • Levino Bertan UNOESTE
  • Sônia Maria Vicente Cardoso UNOESTE
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Autonomia, Atividade Física, Physical Education Class, Autonomy, Physical Activity.

Resumo

O presente estudo bibliográfico objetivou, a partir das possibilidades que podem ser ofertadas pela Educação Física escolar, discutir a importância da disciplina na formação de cidadãos autônomos para a prática de exercícios físicos. Num primeiro momento, procuramos expor a importância da atividade física regular no cotidiano, bem como localizar o leitor no contexto atual da Educação Física escolar. Em seguida, debatemos os motivos que impedem a disciplina de consolidar sua identidade e legitimidade, estando entre as maiores causas deste fator a prioridade dada aos esportes institucionalizados nas aulas de Educação Física, e, mais que isso, a prática pela prática, dando assim uma característica de fim aos conteúdos esportivos, que, assim como os demais conteúdos, deveriam ser meios para a formação dos alunos. Passamos, após, a discutir a autonomia e sua importância na vida do aluno e do cidadão, transferindo o assunto para o objeto de estudo da Educação Física: o movimento humano. Por último, abordamos a qualidade de vida e a importância de hábitos saudáveis para sua aquisição e manutenção, visto que a conquista da autonomia para a prática de atividades físicas é adquirida a partir de conhecimentos e vivências práticas que promovem a conscientização e capacitação para a melhora da aptidão física. Concluímos que a Educação Física, inserida no campo da Educação, tem a missão de promover a autonomia dos indivíduos quanto à prática de atividades físicas, e que o professor deve procurar alternativas para responder ao apelo da sociedade, que sofre pela inatividade do corpo.

Biografia do Autor

Claudio Kravchychyn, Cesumar
Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: claudiokrav@cesumar.br
Levino Bertan, UNOESTE
Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Sônia Maria Vicente Cardoso, UNOESTE
Docente do programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Publicado
2007-11-20
Seção
Artigos Originais