“Entristeceu-me não ter ouvido sua voz”: repensando o silêncio e a Pedagogia crítica

Autores

  • Fang Ping Yeh IUB-Indiana/USA

Palavras-chave:

Pedagogia crítica, Críticos feministas, Teoria pós-colonial feminista, Critical pedagogy, Feminist critics, Postcolonial feminist theory.

Resumo

A Pedagogia Crítica, amplamente desenvolvida pelas teorias de Paulo Freire, tem grande impacto na pesquisa e educação norte-americana. Enquanto defensores da pedagogia crítica tentam impedir os estudantes de serem silenciados e oprimidos e buscam elevar a consciência dos estudantes acerca da hegemonia ocidental e das injustiças sociais através de uma linguagem crítica, os críticos da educacional feministas discutem que a pedagogia crítica ignora as perspectivas da pedagogia e essencializa uma “voz” pessoal. Esta pesquisa fornece críticas feministas de “silêncio”, “voz pessoal” e “crescimento” permeando o discurso da pedagogia crítica. Eu sugiro que a teoria crítica feminista pós-colonial deveria ser incluída para complementar a pedagogia crítica e assim sustentar o crescimento dos estudantes, direcionando-os aos conflitos entre pessoas de grupos marginalizados e da cultura ocidental dominante.

Biografia do Autor

Fang Ping Yeh, IUB-Indiana/USA

Docente da Indiana University Blomington – USA – INDIANA.

Downloads

Publicado

2007-11-20

Como Citar

Yeh, F. P. (2007). “Entristeceu-me não ter ouvido sua voz”: repensando o silêncio e a Pedagogia crítica. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 12(2), 323–334. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/566

Edição

Seção

Artigos Originais