A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Tatiane Negrini
  • Letícia Fleig Dal Forno Centro Universitário de Maringá- UniCesumar

Palavras-chave:

Educação Especial, Gestão do Conhecimento, Inclusão, Interdisciplinaridade, Formação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a relação da formação de profissionais da Educação Especial e a interdisciplinaridade quanto à inclusão. Definindo-se a interdisciplinaridade como uma variável relevante no atendimento educacional especializado, bem como, pertencente ao desenvolvimento da gestão do conhecimento no contexto escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa e da análise de conteúdo foram estudadas cinco ementas de disciplinas de um curso de Educação Especial, de descrições presentes em políticas públicas acerca do papel e das ações do educador especial, bem como, da descrição de três educadoras especiais acerca das suas percepções da interdisciplinaridade em sua formação. Observou-se que a interdisciplinaridade faz-se presente nas relações da prática educacional do educador especial, quanto ao modo de percepcionar às intervenções pedagógicas, e em relação ao modo de organizar e desenvolver o planejamento do atendimento e da avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais.

Biografia do Autor

Tatiane Negrini

Doutora em Educação; Docente do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.

Letícia Fleig Dal Forno, Centro Universitário de Maringá- UniCesumar

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, UL, Portugal. Docente no Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Docente no curso de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura Artes Visuais na UniCesumar. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá (PR), Brasil.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BONATTO, A.; BARROS, C.; GEMELI, R.; LOPES, T.; FRISON, M. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: ANPEDSUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: ANPED, 2012, p.1-12.

BOVO, M. C. Interdisciplinaridade e transversalidade como dimensões da ação pedagógica. Revista Urutágua, v. 7, 2005. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br//007/07bovo.htm>. Acesso em: 10 Agosto 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura - MEC. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura - MEC. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura - MEC. Orientações para implementação da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2015.

CARLOS, J. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Brasília: UnB, 2007.

CHENG, E. C. K. Enhancing School learning capacity by conducting knowledge management. Social and Behavioral Sciences, v. 93, p. 281-285, 2013.

COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: CAMPUS, 1998.

LEUNG C. H. Critical factors of implementing knowledge management in school environment: A qualitative study in Hong Kong. Research Journal of Information Technology, v. 2, n. 2, p. 66-80, 2010.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R.; ZERBATO, A. P. Ensino Colaborativo como apoio à inclusão escolar. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

NOGUEIRA, N. Interdisciplinaridade Aplicada. Brasil: Érica, 1998.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

SENGE, P.; CAMBRON-MCCABE, N.; LUCAS, T.; SMITH, B.; DUTTON, J.; KLEINER, A. Schools that learn: A fifth discipline fieldbook for educators, parents, and everyone who cares about education. New York, Crow Bissnes, 2012.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Curso de Educação Especial. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/edespecial/?page_id=110>. Acesso em: março 2016.

ZHAO, J. School knowledge management framework and strategies: The new perspective on teacher professional development. Computers in Human Behavior, v. 26, p. 168-175, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Negrini, T., & Forno, L. F. D. (2017). A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 22(2), 503–524. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/6274

Edição

Seção

Gestão do Conhecimento