A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

  • Tatiane Negrini
  • Letícia Fleig Dal Forno Centro Universitário de Maringá- UniCesumar
Palavras-chave: Educação Especial, Gestão do Conhecimento, Inclusão, Interdisciplinaridade, Formação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a relação da formação de profissionais da Educação Especial e a interdisciplinaridade quanto à inclusão. Definindo-se a interdisciplinaridade como uma variável relevante no atendimento educacional especializado, bem como, pertencente ao desenvolvimento da gestão do conhecimento no contexto escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa e da análise de conteúdo foram estudadas cinco ementas de disciplinas de um curso de Educação Especial, de descrições presentes em políticas públicas acerca do papel e das ações do educador especial, bem como, da descrição de três educadoras especiais acerca das suas percepções da interdisciplinaridade em sua formação. Observou-se que a interdisciplinaridade faz-se presente nas relações da prática educacional do educador especial, quanto ao modo de percepcionar às intervenções pedagógicas, e em relação ao modo de organizar e desenvolver o planejamento do atendimento e da avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais.

Biografia do Autor

Tatiane Negrini
Doutora em Educação; Docente do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil.
Letícia Fleig Dal Forno, Centro Universitário de Maringá- UniCesumar
Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, UL, Portugal. Docente no Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Docente no curso de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura Artes Visuais na UniCesumar. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá (PR), Brasil.

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Publicado
2017-12-20
Seção
Gestão do Conhecimento